Portal Caparaó - Batalhão inaugura sede da Companhia de Ensino e Treinamento
Segurança

Batalhão inaugura sede da Companhia de Ensino e Treinamento

14/02/2007 - Atualizado em 16/02/2007 19h19

O 11º Batalhão de Polícia Militar realizou nesta segunda-feira a inauguração das obras de reforma e adequação do prédio da 195ª Companhia de Ensino e Treinamento. A data também marca o início de um novo curso técnico de segurança pública com o ingresso de 138 futuros soldados na unidade. A cerimônia foi presidida pelo Comandante Geral da Polícia Militar Coronel Hélio dos Santos Júnior, acompanhado dos comandantes Coronel Gilberto Cabral (12ª Região da PM) e Tenente Coronel Geraldo Henrique (11º BPM).

Desde o ano de 2005, era uma luta constante do batalhão em Manhuaçu dotar a sede de estrutura para a formação de seus próprios soldados. No ano passado, em salas improvisadas, foi realizada a formação de 87 novos militares. Era o início da grande mudança. “Hoje, o 11º Batalhão consolida o seu projeto de captar, selecionar e formar os seus próprios soldados. Isso representa policiais mais conhecedores da realidade local e ainda garante uma injeção de recursos na economia de toda essa região”, afirmou Cabral. O comandante da 12ª região da Polícia Militar também fez questão de homenagear o Tenente-coronel Geraldo Henrique e todos os militares do 11º BPM com o reconhecimento ao trabalho desenvolvido.

A Companhia de Ensino e Treinamento foi totalmente reestruturada e modernizada a partir de um espaço no segundo andar da área de apoio do batalhão. Além de dotar o local de equipamentos modernos com auditório, salas de aula, salas de professores e setores administrativos, a obra foi pensada com foco no portador de deficiência e na consciência ecológica. “Uma rampa permite o acesso do portador de deficiência a todo o segundo andar do batalhão, o que era impossível antes. Outra conquista foi a utilização de mais de 42 mil garrafas pet na laje, o que barateou a obra e reduziu o impacto ambiental dessas embalagens”, ressaltou o comandante Geraldo Henrique.

HOMENAGENS

A cerimônia de inauguração foi bastante prestigiada. Além dos prefeitos de Manhuaçu Sérgio Breder e de Caratinga Ernani Campos Porto, o evento teve a presença de Juízes, Promotores, Delegado Regional da 3ª DRPC Dr. Lourival Silva Pereira, Secretários, vereadores, lideranças comunitárias e religiosas, dirigentes de entidades e representantes dos Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Exercito e policiais militares do Espírito Santo e do Rio de Janeiro, dentre várias outras autoridades de Manhuaçu.

A primeira parte foi reservada para a homenagem aos policiais militares que estiveram empenhados na obra desde o final de 2005, além do reconhecimento ao comandante da Companhia de Ensino e Treinamento Capitão Luiz Carlos Rhodes. Os policiais receberam certificado de reconhecimento da PMMG.

As novas instalações irão possibilitar um aumento significativo no efetivo disponibilizado para a região, aumentando a capacidade de atendimento e conseqüente diminuição dos índices de criminalidade na área do batalhão.

O Comandante Geral da PMMG Coronel Hélio Santos Júnior destacou a confiança do alto comando no 11º Batalhão ao qual coube a tarefa de formar os recursos humanos da Polícia Militar, dado o compromisso dos profissionais da Unidade que se dedicam com muito zelo na busca do aprimoramento técnico-profissional. “Nos últimos anos, a Polícia Militar investiu na área deste batalhão algo em torno de três milhões de reais. Estamos ampliando o efetivo de policiais militares, investindo em recursos humanos e dando condições de trabalho com novos veículos, estrutura e equipamentos. Lógico que ainda temos muitos pontos a superar, mas no atual governo os investimentos em segurança já mostram resultados concretos com a redução da criminalidade”, afirmou.

Coronel Júnior ainda lembrou que as viaturas do batalhão em Manhuaçu, Carangola, Caratinga e Ponte Nova foram substituídas por veículos novos e mais modernos e comentou os investimentos no projeto do Cinturão de Segurança para gerar uma barreira nas divisas com o Rio de Janeiro e com o Espírito Santo.

138 NOVOS MILITARES

Após o descerramento da placa inaugural, o Pastor Anderson Sathler (Presidente da AMEM) e o Padre José de Paula (Paróquia de São Lourenço) procederam a benção das novas instalações.

Com o início do curso de formação de 138 novos policiais, o Coronel Júnior foi o responsável pela aula inaugural já nas novas instalações da Companhia. Os soldados alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da história da PM e sobre a função que exercerão na carreira escolhida

O Curso Técnico em Segurança Pública tem por finalidade promover a formação dos Soldados da Polícia Militar, preparando-os para exercerem atividades próprias da função, nos diversos campos da segurança pública, com base nas filosofias do policiamento comunitário e de direitos humanos.

O CTSP tem um currículo escolar formado por 37 disciplinas, totalizando 1452 horas-aula.

Carlos Henrique Cruz - 13/02/07 - 08:34 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.