MANHUAÇU (MG) - Novas tentativas de golpe via telefone aconteceram neste final de semana e nesta segunda-feira com moradores de Manhuaçu. Além das histórias de falsos seqüestros ou supostos acidentes, houve caso da pessoa receber mensagem no celular informando que foi contemplada num sorteio de prêmios de uma rede de televisão. Apesar das variações na forma, todos os casos são golpes.
A reportagem do Portal Caparaó conversou com uma das pessoas que recebeu uma ligação. "Atendi a ligação de uma pessoa se passando por um primo de longe, lá do Rio de Janeiro, falando que estava vindo me visitar, porém a todo momento esquivava com uma lábia. Ele não citou meu nome ou o nome do meu pai, sendo evasivo e indireto. Em seguida, ele falava que estava em uma oficina, pois o carro havia batido num buraco.Então, desligou informando que assim que estivesse pronto viria", conta Reinaldo Soares.
O golpe foi numa segunda ligação, também originada do número (62) 8474-5215. "Depois de uns 10 minutos ligou informando que estava com um problema, já que o cheque dele era do Rio de Janeiro e a oficina não aceitaria. Foi aí que veio o golpe. Disse que precisava de um depósito numa conta ou então um motoboy viria pegar o dinheiro. Em seguida, queria o meu endereço e pediu para que eu informasse. Detectei o golpe e desliguei o telefone", finalizou.
Ele conta que é importante que as pessoas divulguem o fato para que ninguém caia neste golpe, em especial por que são "bons de papo" e procuram pessoas idosas e humildes.
Outra pessoa atendeu uma ligação a cobrar no telefone celular, na manhã desta segunda-feira. Ele contou à reportagem que ficou desconcertado. "A pessoa começou a falar com voz feminina e chorando, dizendo que era minha filha e que haviam roubado tudo em casa e que estava com sequestradores. Na hora, eu busquei um jeito de ligar para minha filha e confirmei que era um golpe. Mas realmente é uma sensação muito complicada", detalha.
A maior dificuldade nos casos do "golpe do sequestro" é quando não se consegue localizar o parente.
Além dessas duas vítimas das ligações, a redação do Portal Caparaó recebeu a informação de pelo menos mais dois casos em Manhuaçu, neste final de semana, de pessoas que receberam telefones de golpes em que parentes foram sequestrados ou o carro apresentou defeito/acidente. Outra variação são as ligações falando que a pessoa foi contemplada em sorteios de marcas famosas ou programas de televisão.
ORIENTAÇÕES
Infelizmente muita gente não tem cuidado e atenção suficiente para entenderem que as premiações oferecidas em algumas ligações, eram na verdade golpes de pessoas que estão até mesmo dentro de presídios ou em algum lugar distante do país.
O telefone celular tornou-se acessório indispensável para qualquer pessoa, contudo é importante que cada cidadão tome cuidado, pois o acesso a seu número deve ser algo restrito apenas para pessoas conhecidas ou referentes a trabalho. Isso evita a divulgação de informações da pessoa a terceiros.
Segundo a Polícia Militar, o primeiro cuidado que se deve ter para não cair no golpe do telefone, como os mencionados acima, é não divulgar seu número de telefone a pessoas desconhecidas.
Hoje, com a tecnologia móvel tão crescente no Brasil, muitas pessoas, literalmente, espalham seus números sem se preocupar com o que pode acontecer. Sem esse cuidado, alguém de posse do número, pode passar trotes do tipo “falso sequestro”, chegando a amedrontar algum parente e até extorquir dinheiro com a falsa ameaça de morte.
Algumas dicas dadas pela Polícia Militar ajudam ao cidadão a não cair nos golpes do telefone celular, tais como:
- Sempre oriente os empregados de sua casa a nunca repassar a terceiros informações sobre os moradores. Isto evita que os infratores identifiquem quem são as pessoas da família;
- Se receber ligações estranhas perguntando onde o dono da casa está? Seja breve e direto ao afirmar que ele não está. Mantenha também a calma, pois o infrator geralmente só passa a extorquir quando tem certeza de que fala com o dono da casa;
- Se for comunicado um sequestro, peça para falar com a pessoa “supostamente sequestrada”, mas NUNCA fale os nomes nem onde ele ou ela possa estar naquele momento;
- Use o telefone celular para tentar localizar a pessoa que supostamente está sendo sequestrada;
- Em caso do recebimento de mensagens de texto no celular com dizeres do tipo “Parabéns, você ganhou um carro 0 Km, ligue para o número “tal”, desconfie de imediato, pois se você de fato não estiver participando de nenhuma promoção, não há porque ligar para o número indicado. Em caso de você ser premiado, a própria promotora se encarrega de ligar e comunicar sobre a premiação.
- Também nunca forneça seus dados pessoais aos que se dizem atendentes de Call Center. Peça o maior número de identificação da empresa como: código do atendimento, do atendente, do supervisor e outro número da empresa; assim, você poderá ligar e constatar a veracidade das informações.
Carlos Henrique Cruz - carlos@portalcaparao.com.br