MANHUAÇU (MG) - Mais um adolescente de 17 anos, temido na comunidade São Francisco de Assis, foi encaminhado nesta sexta-feira, 03/06, para um centro de internação em Sete Lagoas. A resposta das Polícias Militar e Civil, Ministério Público e Poder Judiciário à sociedade veio depois de um histórico de violência praticado pelo jovem.
De acordo com o Capitão Schuab, comandante da 72ª Companhia de Polícia Militar, foi encaminhado ao Judiciário um relatório detalhado pedindo a internação do jovem de 17 anos. Ele figura em ocorrências desde 2012. No relato da polícia, ele é conhecido por "passear por vários artigos do Código Penal".
No último ano, segundo o comandante do policiamento em Manhuaçu, Capitão Agnaldo Schuab, a ação dele se intensificou com cinco roubos e várias ocorrências de porte de arma de fogo e arma branca (faca). Ele aparece em casos de roubos no chamado “mirante” no loteamento Cidade Nova e no trecho próximo ao cemitério Campo das Flores.
“Estamos encaminhando mais um menor para internação. É um jovem que deu muito trabalho para a polícia e a sociedade. Ele esteve envolvido em diversos assaltos no mirante do bairro Cidade Nova, é suspeito de um homicídio no antigo campo de avião e, na madrugada de domingo passado, tentou matar outro rapaz na comunidade São Francisco de Assis. Felizmente, a pessoa não morreu”, detalhou o oficial.
Segundo o capitão Schuab, o trabalho conjunto da PM, PC, Ministério Público e Judiciário viabilizou a internação dele em Sete Lagoas. “É um jovem que tem a violência no sangue, com uma frieza enorme, uma atitude para o mal. A comunidade estava temerosa por causa dos comportamentos dele. Temos o prazer de comunicar à sociedade que a internação, que é uma medida extrema contra o menor, foi decretada em razão da periculosidade dele. É o décimo menor que conseguimos a internação”.
SETE TIROS
Um homem de 34 anos foi socorrido para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Manhuaçu, por volta de 3 horas da madrugada de domingo, 29/05. Ele foi baleado sete vezes no antigo campo de aviação. O jovem de 17 anos é acusado do crime de tentativa de homicídio.
A vítima contou aos policiais que saiu de um bar e viu o menor de 17 anos atirando em uma pessoa na avenida Hervê Cordovil. O baleado teria caído e, em seguida, o jovem começou a atirar nele. Segundo o relato, ainda tentou dominá-lo, mas foi surpreendido com mais disparos, feitos por dois ou mais comparsas do primeiro envolvido.
Na unidade de pronto atendimento foram constatadas quatro perfurações no couro cabeludo; uma perfuração na pálpebra esquerda; uma perfuração no ombro esquerdo e uma perfuração na nádega direita.
Segundo relato da vítima aos policiais, há quatro meses, o mesmo autor dos disparos praticou furto no interior da casa do irmão dela e o infrator ficou indignado, tendo feito ameaças de morte a ela.
A outra pessoa, que teria sido alvejada antes do socorrido, não se manifestou a respeito dos fatos e nem se apresentou.
Durante o rastreamento, policiais militares entraram pelas trilhas da mata e a percorreram de um lado ao outro entre os bairros Nossa Senhora Aparecida e São Jorge.
O jovem foi localizado na casa de uma prima. Ele foi abordado e foi encontrado um revólver calibre 38 com quatro munições.
Jailton Pereira - jailton@portalcaparao.com.br