Portal Caparaó - Deop fiscaliza obra do aeroporto de Santo Amaro de Minas
Geral

Deop fiscaliza obra do aeroporto de Santo Amaro de Minas

14/02/2007 - Atualizado em 17/02/2007 13h27

O Departamento Estadual de Obras Públicas (DEOP) espera inaugurar o Aeroporto Regional de Manhuaçu até o início de abril. O Diretor Reinaldo Alves Costa Neto visitou as obras na quinta-feira numa comitiva formada por fiscais e diretores da Conserva, empreiteira responsável pela obra.

Oficialmente o aeroporto deve ser inaugurado no dia 29 de março, mas a equipe pode considerar que foi a responsável pela estréia da nova pista. A comitiva do DEOP veio de avião para o trabalho, já que percorreram várias cidades mineiras fiscalizando obras nesta semana.

Para incrementar o desenvolvimento socioeconômico em todas as regiões do Estado, o Governo de Minas tem realizado significativos investimentos em infra-estrutura em transportes, educação, segurança, saúde, habitação. No âmbito dos transportes, além do Proacesso (Programa de Pavimentação de Acessos aos Municípios) e do Pro-MG (Programa de Recuperação e Manutenção das Rodovias Mineiras), o governo estadual também investe na ampliação, modernização e revitalização dos 156 aeroportos públicos de Minas Gerais.

Segundo Reinaldo Alves Costa Neto, a obra de Manhuaçu é o projeto modelo dos planos do Governo Aécio Neves. “Encontramos uma obra executada com primor, requintes de qualidade e que não vai precisar de retoque. Manhuaçu e região estarão muito bem servidos”, afirmou.

O Programa de Acessos Aeroviários (ProAero), criado em 2004 e executado pela Secretaria de Transportes e Obras Públicas (Setop), também atenderá as necessidades e demandas da população na área da saúde, em especial no incremento do MG Transplante. As obras em Santo Amaro de Minas foram executadas com recursos provenientes do Tesouro do Estado e de convênios com o Comando da Aeronáutica, por meio do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (Profaa) e com a Prefeitura de Manhuaçu.

PROJETO MODELO

Segundo Reinaldo Alves Costa, a intenção é dotar todo o estado de uma rede de aeroportos bem estruturados. “Num raio de 100 km será possível sempre encontrar um aeroporto. Estamos felizes que o projeto de Manhuaçu, onde o governador Aécio Neves tem um apreço especial, tenha sido tão bem sucedido”, afirmou.

Ele explicou que a seleção dos aeroportos foi baseada na distribuição estratégica no Estado, na densidade populacional, nas melhorias previstas no Plano Aeroviário do Estado de Minas Gerais (Paemg) e nos pareceres das vistorias realizadas pelos técnicos do Comando da Aeronáutica, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em parceria com os representantes do Governo de Minas.

A data de entrega da obra foi definida pelos responsáveis pela Conserva como o dia 15 de março. Atualmente os operários trabalham na finalização do terminal de passageiros e nas obras de artes em torno da pista e do pátio de aeronaves e estacionamento de veículos.

A inauguração vai depender da agenda do governador Aécio Neves e do Ministério da Aeronáutica acertados com o prefeito de Manhuaçu Sérgio Breder.

No encontro, o diretor do DEOP ressaltou ao secretário municipal Fábio Soares e ao vereador Oswaldo Dutra a importância do equipamento aeroportuário para o turismo na região.

Carlos Henrique Cruz - 14/02/07 - 07:43

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.