Portal Caparaó - Polícia Federal apreende documentos em seis prefeituras da região
Geral

Polícia Federal apreende documentos em seis prefeituras da região

20/06/2008 - Atualizado em 20/06/2008 21h22

Mil policiais federais participam da operação em sete estados e no Distrito Federal. Foram cumpridos 231 mandados de busca e apreensão e 38 de prisão. Na região, a ação dos agentes se resumiu a apreensão de documentos e conversas rápidas com os membros das comissões de licitação.

Apenas funcionários puderam entrar nas prefeituras durante toda a manhã. Em Martins Soares, policiais federais vistoriam o Departamento de Compras e Licitações. Na cidade de Caputira, agentes fiscalizaram documentos da comissão permanente de licitação e levaram um malote por volta de meio-dia.

“Eu creio que não vão achar nada irregular. Nós estamos abertos a qualquer tipo de investigação”, disse o prefeito de Martins Soares Valdimir Ruela, o Mirim.

Em Raul Soares, o Prefeito Vicente Barboza comentou que hoje haveria na cidade um grande reboliço e muitas fofocas por causa dessa investigação, mas que ele estava de consciência tranqüila, pois garantia que não iriam encontrar nada irregular.

ESQUEMA

A suspeita é que a s prefeituras fraudavam licitações de obras do PAC, o Programa de Aceleração do Crescimento do governo federal, além de recursos de projetos com a União. O desvio é de recursos que deveriam ser investidos na construção de casas populares e estações de tratamento de esgoto.

CONFIRA A LISTA DE CIDADES EM MINAS 

De acordo com as investigações, o desfalque seria nas chamadas transferências voluntárias, dinheiro que é repassado da União para os municípios por meio de empréstimos e convênios com a Caixa Econômica Federal e com o BNDES.

Segundo a polícia, obras deixaram de ser realizadas, várias foram entregues com o padrão de qualidade abaixo do previsto no projeto original e outras com extensão menor do que o programado. Os desvios passam de R$ 700 milhões.

Em Caputira, o prefeito Jairo de Cássio Teixeira, o Jairinho, informou que os documentos pedidos pela Polícia Federal foram entregues e que a prefeitura voltou a funcionar normalmente. “Nós temos tranqüilidade com esse tipo de procedimento. Todos os processos de licitação seguem a legislação vigente e os da Caixa, principalmente, são muito bem fiscalizados. Para mim é até bom que a Polícia Federal confirme a lisura de nossos atos”, afirmou.

Agentes vasculham gabinete de João Magalhães e Ademir Camilo em Brasília.

Todas as prefeituras reconheceram a importância da operação, mas não falaram sobre as acusações. A polícia não divulgou informações sobre os presos.

Carlos Henrique Cruz - Jailton Pereira

Com informações do Pascoal OnLine - Antônio José - G1.com - 20/06/08 - 14:08 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.