Portal Caparaó - Inhapim leva ação social e cidadania para moradores
Geral

Inhapim leva ação social e cidadania para moradores

26/04/2007 - Atualizado em 27/04/2007 12h48

O distrito Bom Jesus do Rio Preto, em Inhapim,  recebeu neste fim de semana a visita do “Ação Global – Saúde e Cidadania”. O projeto é um compromisso da gestão municipal 2005/2008 que se estenderá aos demais distritos. O objetivo principal é facilitar o acesso das comunidades aos diversos projetos sociais.

“A intenção é levar o ‘Ação Global’ para os distritos ainda este ano. Começamos por Bom Jesus do Rio Preto porque os moradores nos solicitavam. Mesmo diante das dificuldades a alegria e a vontade de orientar-se persistem entre este povo”, explica a Assistente Social da Área de Saúde, Luciana Barbosa.

O evento teve início às nove horas da manhã de sábado e findaram-se às duas da tarde e contou com os mais variados serviços: vacinação para idosos; dicas odontológicas; campanha contra a Dengue; cuidados com pressão; glicose e peso, oficina de desenho e pintura; distribuição de mudas em parceria entre a Prefeitura Municipal através do Departamento de Agricultura, Curso Técnico de Enfermagem do IEI (Instituto Educacional de Inhapim), Labor Centro e Rede Farmácia Central. Cada criança que visitou o stand do Centro odontológico além de aprenderem dicas de escovação e cuidados bucais ganhou um kit com escova, creme dental, panfleto informativo, mascará e aplicação de flúor.

A secretária de saúde, Simone Cristina Martins Lucca, garante novas ações sócias com a de Bom Jesus destacando o envolvimento maciço de todos os núcleos de saúde. “O nosso objetivo é trabalhar de forma preventiva para conscientizar ao máximo os problemas em saúde de nossa população principalmente da região rural onde se concentram as maiores dificuldades”, afirmou a secretária.

O morador de Bom Jesus do Rio Preto, José Alberto Ribeiro, confirma o sucesso do projeto em sua comunidade. “Estamos satisfeitos, esse evento trouxe muita alegria. Tudo apresentado foi importante, principalmente a parte de diversão para nossas crianças”, destacou Ribeiro.

Outro benefício recém implantado no distrito é a unidade do PSF (Programa Saúde da Família). A vereadora, residente em Bom Jesus, Maria José de Melo Ribeiro, ressalta que principalmente a saúde há necessidade de ser bem cuidada. “O PSF foi fundamental para a comunidade, pois dá oportunidade do serviço de saúde ir até as casas e conhecer a situação de cada morador. Evita até mesmo as viagens que eram feitas a Inhapim para fazer exame de sangue e tratamento de hipertensão”, afirma a vereadora.

Entre os programas sociais se destacaram o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) conhecido como “Casa das Famílias” que atuou cadastrando a população e o Serviço Sentinela prevenindo e alertando os moradores quanto aos crimes de exploração e abuso sexual.

Maryllack Salgado - Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Inhapim

26/04/07 - 15:14 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.