Portal Caparaó - Seminário discute Gestão e Controle Social na Saúde
Geral

Seminário discute Gestão e Controle Social na Saúde

25/06/2008 - Atualizado em 27/06/2008 17h58

O Conselho Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e o apoio de Prefeitura de Manhuaçu, realizaram no auditório da Faculdade do Futuro, o 1º Seminário de Integração Gestor e Controle Social em Benefício à Política Municipal de Saúde. O evento aconteceu na tarde do sábado (21-06) com participação dos Conselheiros de Saúde de Manhuaçu, da Microrregião, funcionários da Secretaria de Saúde, acadêmicos da Faculdade do Futuro e convidados. Este o início dos investimentos na capacitação dos Conselheiros de Saúde conforme solicitação do próprio CMS.  A abertura foi feita pelo Secretário Municipal de Saúde de Manhuaçu e o presidente do CMS, Dr. Rogério Ferreira e Júlio Caetano Dias, respectivamente.

Palestras

Participaram do Seminário Geraldo Heleno Lopes, que ocupa o cargo de presidente do Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais, abordando o tema Controle Social. O Assessor Técnico de Orçamentos e Finanças do Conselho Estadual de Saúde, professor Paulolinto Pereira, também esteve em Manhuaçu e falou sobre o tema central do Seminário, ou seja, Integração Gestor e Controle Social em Benefício à Política Municipal de Saúde. O foco principal foi o orçamento para investimentos na saúde com destaque para a Atenção Básica.

Tema

Com a abordagem focando principalmente a Atenção Básica à Saúde, os Conselheiros de Saúde de Manhuaçu e participantes puderam conhecer mais detalhadamente como devem funcionar a Gestão e o Controle social e como garantir uma política municipal de saúde adequada e eficaz.

Participação

A enfermeira Maria Sueli (PSF Nossa Senhora Aparecida), apresentou uma amostragem da ação dos PSF’s e seus conseqüentes resultados no município. Foram destacados as unidades da Petrina, Nossa Senhora Aparecida, Dom Corrêa, Sacramento e Santa Luzia.   Luis Nascimento - 25/06/08 - 07:58 - portalcaparao@gmail.com 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.