Portal Caparaó - Mutum inaugura aterro sanitário
Agronégocios

Mutum inaugura aterro sanitário

26/04/2007 - Atualizado em 27/04/2007 12h48

Inaugurado na última sexta-feira, 20, o município de Mutum é o mais novo no Estado que possui aterro sanitário. Com a inauguração da obra o município entrou para lista de trigésimo terceiro entre os que possuem local adequado para a destinação final do lixo produzido no município e distritos. Antes, o que existia em Mutum era somente um lixão.

Quando assumiu seu primeiro mandato, em 2001, uma das bandeiras do prefeito Teófilo Antônio Soares, o Totim, era dotar a cidade de toda infra-estrutura para preservação do meio ambiente, além de levar a toda população qualidade de vida, através da eficiente coleta do lixo.

Passados mais de cinco anos deste sonho, a realidade de Mutum é completamente diferente. Totim cumpre não só a promessa de deixar Mutum melhor, mas amplia o atendimento na saúde, educação e obras de infra-estrutura, além de viabilizar a construção do moderno aterro sanitário para a coleta do lixo.

Dos 853 municípios de Minas Gerais, somente 32 são atendidos com aterros sanitários, o que equivale a quase 4% das cidades mineiras. A Prefeitura de Mutum investiu aproximadamente R$ 300 mil na obra. Os recursos são provenientes de um repasse a fundos perdidos pela Vale do Rio Doce através do BDMG e parte são recursos próprios do município.

O Prefeito Teófilo Antônio destacou que a obra, além de valorizar o meio ambiente, vai além, quando dá uma condição adequada de trabalho para os cidadãos que trabalham com o lixo. estes antes não tinham condição de trabalho, não dispunham nem de local pára depositar os resíduos.

Coleta Seletiva

Para que o aterro sanitário de Mutum tenha a vida útil prevista para 15 anos, é preciso que a população participe da coleta seletiva, que será implantada pela atual administração municipal. O prefeito acredita que com o empenho da administração e a participação da população será possível prorrogar os 15 anos previstos para uns 30 anos.

Inauguração

A solenidade de inauguração contou com a presença de várias autoridades, além de inúmeras apresentações realizadas por alunos da rede pública municipal. Nos pronunciamentos vários secretários destacaram o exemplo de trabalho que vem sendo realizado pelo prefeito Totim. O representante do Deputado Estadual, Gustavo Correa, João Marques, destacou a importância da obra e o cumprimento das normas ambientais, dando destaque para a coleta seletiva, que terá como objetivo principal a valorização da vida.

Já o Deputado Federal Mauro Lopes, além de destacar a importância da obra e exaltar o brilhante trabalho do prefeito, falou de novos recursos que estão sendo destinados para o município. Ele disse que, além dos já apresentados através de emendas parlamentar, ele, conseguiu uma verba extra de um milhão e meio para saneamento básico do município. Mauro Lopes arrancou aplausos da platéia quando também citou seu compromisso em alavancar recursos para construção do mutunzão. A administração já adquiriu o terreno, agora faltam apenas os recursos para construção de um moderno estádio de futebol, que ficará à margens da MG 108, saída para Lajinha.   Antônio José - 27/04/07 - 16:03 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.