Portal Caparaó - Manhuaçuenses se destacam em competições de Enduro
Esportes

Manhuaçuenses se destacam em competições de Enduro

27/06/2008 - Atualizado em 29/06/2008 11h45

 

Richarde Bittencourt e Bruno Pêsso, correndo na Categoria Júnior, chegaram em primeiro e segundo lugares na Copa dos Vales de Enduro 2008 – etapa Caratinga. A participação dos pilotos de Manhuaçu é destaque em várias competições. Também foi fundado o Trail Clube reunindo os amantes do esporte na região.

A Copa dos Vales tem apenas cinco etapas por ano. Ela é considerada a mais importante competição regional de Minas Gerais. Pilotos de outros estados sempre participam, principalmente do Espírito Santo. A primeira etapa foi em Teófilo Otoni e não contou com nenhum piloto de Manhuaçu.

A segunda prova ocorreu neste último fim de semana (22), em Caratinga, em um fim de semana de muita festa e eventos. A participação de Manhuaçu não poderia ser melhor. Richarde Bittencourt e Bruno Pêsso (foto), correndo na Categoria Júnior, chegaram em primeiro e segundo lugares, respectivamente, e somaram pontos importantes na Copa dos Vales.

A prova foi muito difícil devido ao terreno extremamente acidentado, com muita erosão e trilhas de pedras, além do calor intenso durante todo o percurso de 5 horas e meia. Bruno Pêsso ainda teve problemas com o seu navegador, a partir do meio da prova, e teve que fazer cálculos e ajustes no aparelho até o final. Richarde fez uma corrida quase perfeita e foi o único da Categoria a perder menos de 1000 pontos.

"Esta vitória foi importante porque não participamos da primeira etapa. Assim, ainda temos boas chances de conquistar o campeonato", diz Richarde. Bruno completa: "Esta 'dobradinha' foi uma grande conquista para Manhuaçu. Queremos divulgar o esporte aqui, pois não temos mais competições na cidade. Estamos montando o Trail Clube Manhuaçu, e esperamos contar com a participação de pelo menos 50 pilotos, inicialmente. Esta organização é fundamental para levarmos o nome de Manhuaçu em todas as competições possíveis".

Trail Clube Manhuaçu

Há cerca de duas semanas foi fundado o Trail Clube de Manhuaçu. Ainda faltam várias questões, principalmente burocráticas, a serem resolvidas. É fundamental a organização dos pilotos, pois o motociclismo, quando praticado de forma indevida, oferece riscos para os pilotos e para terceiros. Com o Trail Clube, os pilotos têm condições de estabelecer regras de condução nas cidades e nas trilhas, evitando qualquer tipo de problemas com os cidadãos. É claro que estas regras devem obedecer ao Código Nacional de Trânsito; Por isso os órgãos responsáveis, como a Polícia Militar, Prefeitura e outros, serão contatados para esclarecimentos a respeito do esporte. "Buscamos cooperação destes órgãos, no sentido de poder nos ajudar a realizar o esporte com segurança. Não queremos e não podemos prejudicar ninguém, e vamos mudar a imagem negativa que alguns pilotos irresponsáveis têm passado à população", diz Célio Fidélis, atual Presidente do Trail Clube. E completa: "Cada piloto terá um número de registro. Quando praticar alguma ação abusiva, será punido de acordo com a legislação. Espero obter o apoio que precisamos, com estas ações".

As próximas etapas de Enduro são Guaçuí (06 de Julho), Linhares, (27 de Julho), válidas pelo Campeonato Capixaba, e Mantena (10 de Agosto), válida pela Copa dos Vales.

Acesse o site www.proenduro.com.br para o Calendário completo, além de resultados, ranking oficial e fotos destes eventos.

Informações de Bruno Pêsso e Revista SóMotos.

Fotos Júlio Revista SóMotos e Richarde Bittencourt - 27/06/08 - 08:11

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.