Portal Caparaó - Doctum comemora resultados da semana jurídica
Geral

Doctum comemora resultados da semana jurídica

26/04/2007 - Atualizado em 29/04/2007 09h37

As Faculdades DOCTUM - Campus Manhuaçu realizou entre os dias 16 e 20 de abril, a Semana Jurídica. Considerado o principal evento do semestre, a Semana promoveu, durante os cinco dias, palestras com renomados profissionais do cenário do Direito, além de mini-cursos diversos para os estudantes, ministrados por professores da faculdade e convidados.

Nesta edição, o evento abordou como o tema principal a “Cidadania”, já que esta é uma das linhas de pesquisa do curso de Direito. A Semana que teve como objetivo levar o conhecimento jurídico com qualidade, mobilizou a comunidade acadêmica que participou ativamente das atividades. Centenas de alunos compareceram a todas as palestras e mini-cursos que estiveram praticamente lotados durante todo o evento.

Além das palestras e mini-cursos, a DOCTUM promoveu, na abertura da Semana, a inédita entrega do certificado “Mérito Acadêmico”, reconhecendo publicamente os melhores alunos de todos os períodos que se destacaram no semestre passado. E ainda, proporcionou aos universitários a oportunidade de ministrarem mini-cursos.

Palestras

As noites dos três primeiros dias da Semana Jurídica foram agraciadas com palestras ministradas por renomados profissionais do Direito. Nesta edição, as apresentações abordaram assuntos distintos, mas todos interligados com o tema “Cidadania”.

Na abertura do evento, no dia 16, o destaque foi a palestra do Mestre em Direito do Trabalho pela PUC Minas e Coordenador da Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (ABRAT), Prof. Antônio Fabrício Gonçalves, que discutiu o elo entre o Direito do Trabalho e a Cidadania.

Já no dia seguinte foi a vez do mestrando em Filosofia do Direito pela UFMG, professor Saulo de Oliveira Pinto Coelho, que ministrou a apresentação “Estado de Direito e Cidadania”.

Encerrando as palestras, no dia 18, o coordenador do curso de Direito da DOCTUM Leopoldina e mestrando em Direito Empresarial pela Faculdade Milton Campos, professor Fabrício de Souza Oliveira, apresentou o tema “Função Social da Empresa”.

Todos os palestrantes participantes elogiaram a Semana Jurídica e da credibilidade da DOCTUM em cumprir o seu papel cidadão no estado de Direito, fomentando uma formação ética por meio de uma formação jurídica. “Essa postura da faculdade tratar o tema ‘Cidadania’ como assunto principal na área de extensão e pesquisa é uma das grandes inovações e uma das mais importantes iniciativas que o ensino privado de Direito tem realizado. A Faculdade DOCTUM tem tomado uma posição de vanguarda em Minas Gerais por realizar este papel”, ressalta o professor Saulo de Oliveira.

Mini-cursos

Um dos diferenciais da Semana Jurídica foi os mini-cursos. Alunos de Direito de todos os períodos participaram em grande número das apresentações ministradas pelos professores da própria faculdade e convidados. Foram 26 mini-cursos que discutiram inúmeros assuntos jurídicos, enfocando contextos nacionais, internacionais, históricos e regionais. “A organização foi excepcional, os temas bem escolhidos, a receptividade, pontualidade dos professores e informações passadas deram, sem dúvida, uma boa credibilidade ao evento”, afirma a aluna do 2º período, Fernanda Cupertino.

A coordenadora do curso de Direito, Profª. Ariete Pontes destacou o empenho de todos para o sucesso do evento. “Agradeço o empenho desde a direção aos funcionários da faculdade que fizeram o melhor possível para tornar este evento uma realidade como também aos alunos e convidados, que puderam conhecer e comprovar, na prática, o nosso compromisso com a melhor formação do Direito. Estas são marcas das Faculdades DOCTUM que primam pela qualidade na educação, baseados no mérito acadêmico e compromisso social efetivo”, conclui.

André Luiz Castro - Assessor de Comunicação - 26/04/07 - 16:21

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.