Portal Caparaó - Dez presos foram transferidos na terça-feira
Segurança

Dez presos foram transferidos na terça-feira

27/04/2007 - Atualizado em 03/05/2007 08h06

Dez presos da cadeia de Manhuaçu foram transferidos no final da manhã de terça-feira para a Penitenciária Francisco Floriano, em Governador Valadares. Agentes do Grupo Especializado em Escolta fizeram a transferência depois da rebelião do último domingo, a segunda neste mês de abril em doze dias.

Considerando que a população carcerária ultrapassou mais de 100% a capacidade da cadeia, a transferência dos presos condenados para a penitenciária era uma reivindicação. O pedido acabou ganhando mais força com o novo motim do final de semana.

Quando ocorrem rebeliões, as transferências dos presos envolvidos são comuns. O delegado regional Lourival Silva Pereira lamenta ter que chegar a esse ponto: “Isso deveria ser um processo normal. Toda vez que houve condenação, como determina a lei, o preso deveria ser transferido imediatamente. Como sempre faltam vagas e presídios, isso é um problema crônico no interior, onde as cadeias continuam guardando presos condenados”.

Para o delegado, isso é um alento para a polícia e até para os outros presos. A redução da população carcerária acaba facilitando um pouco o trabalho. Só neste mês, foram transferidos 15 detentos, já que na primeira rebelião cinco haviam sido levados. A Polícia Civil ainda tenta encaminhar outros cinco esta semana.

REFORMA

Para o delegado regional, a segunda-feira foi um dia de reformas e ocupou o trabalho dos policiais civis e militares. “Eles passaram o dia envolvidos com essas reformas do que os presos estragaram domingo. A Polícia Civil está deixando de fazer sua atividade fim para ficar tomando conta de cadeia. A população é que fica prejudicada, pois nós não estamos dando assistência ao que deveríamos, que é o trabalho de polícia judiciária”, afirmou.

Existe um projeto de construção de uma cadeia para a Comarca de Manhuaçu para atender melhor a demanda de presos provisórios ou mesmo a construção de um presídio regional em alguma localidade da região.

“A expectativa é a melhor possível, mas depende de vontade política, superar questões burocráticas e ser concretizado”, finalizou.

Os presos transferidos foram:

Fabiano Augusto da Silva

João Carlos Ferreira

Fábio Junior Lourenço Teixeira

Luis Carlos da Silveira

Manoel Xavier Neto

José Fernandes Costa

José Maria Evangelista

Roberto Mariano Cosendey

Carlos Roberto Martins

Moisés Gomes de Souza   27/04/07 - 12:41 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.