Portal Caparaó - CRAS realiza a 1ª Conferência do Idoso em Mutum
Geral

CRAS realiza a 1ª Conferência do Idoso em Mutum

16/07/2008 - Atualizado em 17/07/2008 20h42

“Só envelhecemos quando abandonamos nossos ideais, e não por vivermos alguns anos”. Com esse lema, autoridades do município e idosos do grupo da Feliz Idade (50 pessoas no total) estiveram reunidos na Casa de Cultura para a primeira conferência Municipal do Idoso, realizada pelo Centro de Referência de Assistência Social, CRAS.

O evento teve como objetivo principal de discutir políticas públicas, direitos e deveres e a criação de um Conselho Municipal da categoria, baseada na lei de amparo ao Estatuto do Idoso. Além disso, a Conferência teve também como meta de fortalecer a relação entre o Governo Municipal, as secretarias gestoras e funcionalismo em geral, e a sociedade civil, principalmente o movimento de idosos, renovando compromisso destes setores.

Durante o evento, o secretário municipal de assistência Social, Fabiano Teixeira, apresentou o projeto de lei que cria o conselho municipal do Idoso em Mutum e os nomes, representantes de entidades não governamentais, organizações, grupos religiosos da sociedade civil da cidade, que sejam atuantes no campo da promoção e defesa dos direitos ou atendimento ao Idoso, para compor o Conselho.

Entre os indicados, como representantes da sociedade civil foram: Célia Pinto de Siqueira, Maria Tereza Lourenço, Terezinha Suely Rodrigues, José de Alcântara Vieira, Maria Alves Almeida, Nilton José da Silva, Rui Pinto de Souza, Nice Fernandes Pinto, Jandira Batista Barroso e Inácia Novaes Cabral (atual presidente do Grupo Feliz Idade). 

“O Brasil tem 60% de sua população com pessoas em idade acima de 70 anos. Por isso, é nosso dever darmos voz a esta parcela que está cada vez mais ativa e presente na vida da sociedade, este foi o primeiro passo para legitimar as ações da classe”, afirmou a gestora do Programa Bolsa Família do município, Dra. Isabel Pereira.

A partir das decisões tomadas no evento, deverá se obter, dentre novos desafios e avanços, definições com claros objetivos, bem como a consolidação de estratégias para a construção permanente de políticas para os idosos do município.

Sobre o Conselho Municipal do Idoso

A criação de um Conselho da categoria em Mutum é uma reivindicação dos membros pertencentes ao grupo da Feliz Idade desde sua criação, que vem lutando por apoio baseado em normas constitucionais legais. Trata-se de um órgão colegiado formado por 14 conselheiros titulares, sendo composto por membros da sociedade civil e do poder público constituinte.

Vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social, através do CRAS, o Conselho é o responsável por formular e avaliar as condições de atendimento e proteção ao idoso na cidade e tem como atividades apoiar ações que promovam a participação da classe nos diversos setores comunitários, promover estudos e debates sobre questão que afetam os idosos e analisar sugestões recebidas da sociedade.

O projeto que cria o Conselho em Mutum será encaminhado a Câmara de vereadores para discussão e aprovação.

Jornalista Priscilla Cerqueira - Fotos: Alexandre Peixoto - 16/07/08 - 10:26

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.