ESPÍRITO SANTO - Aumentou o número de cidades que já contam com o policiamento nas ruas. Em 61 delas foi encerrado o movimento grevista dos policiais militares, iniciado no último dia 4. Dentre elas está incluída Guarapari. Na cidade, assim que o bloqueio do 10º Batalhão local foi suspenso, nesta sexta-feira (24), as viaturas percorreram os bairros. No final do dia, a 10ª Companhia Independente, localizada em Anchieta, também foi desobstruída. O policiamento foi normalizado e as viaturas foram disponibilizadas para o patrulhamento.
Ainda enfrentam dificuldades com segurança um total de 17 cidades, onde o policiamento só foi retomado de forma parcial. Dentre elas estão os quatro municípios da Grande Vitória: Cariacica, Vila Velha, Serra e Vitória.
De acordo com a Secretaria de Estado Segurança Pública (Sesp), nestas localidades o policiamento está sendo realizado à pé, com motos, bicicletas e ainda com o apoio de viaturas.
MULHERES E GOVERNO EM NEGOCIAÇÃO
O Ministério Público do Trabalho (MPT-ES) mediou ontem uma reunião entre as mulheres dos policiais militares e o governo Estado a fim de iniciar uma nova negociação entre eles.
A reunião, que começou às 22h, na sede do MPT, na Mata da Praia, em Vitória, contou com a presença das mulheres; da Central Única dos Trabalhadores (CUT), em apoio ao movimento; e de representantes do governo, da Defensoria Pública da União, do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-ES) e do MPT-ES.
De acordo com o presidente do MPT-ES, Estanislau Tallon Bozi, a instituição foi procurada pelas mulheres na tarde desta sexta-feira (24), e então entrou em contato com representantes do governo para mediar a negociação.
“O MPT-ES pode ajudar fazendo a mediação entre as partes para que o diálogo flua e ocorra de uma forma cortês e produtiva”, explicou Bozi.
O procurador-chefe do MPT-ES ressaltou que o encontro de ontem foi uma negociação preliminar, e que o resultado final da conversa seria decidido na próxima quinta-feira.
“Essa reunião de hoje é uma negociação preliminar para que na quinta-feira se negocie a pauta de reivindicação”, complementou. Estanislau acrescentou ainda que o acordo final vai depender das mulheres e do governo.
CIDADES COM EFETIVO COMPLETO DA PM
Afonso Cláudio
Venda Nova do Imigrante
Conceição do Castelo
Laranja da Terra
Domingos Martins
Marechal Floriano
Ibatiba
Iúna
Muniz Freire
Ibitirama
Irupi
Brejetuba
Barra de São Francisco
Águia Branca
Mantenópolis
Água Doce do Norte
Ecoporanga
Santa Teresa
São Roque do Canaã
Santa Maria de Jetibá
Itaguaçu
Itarana
Santa Leopoldina
Jaguaré
Viana
Colatina
São José do Calçado
Conceição da Barra
Marilândia
Baixo Guandu
Pancas
Alto Rio Novo
Governador Lindenberg
São Domingos do Norte
Vila Pavão
Pinheiros
Montanha
Mucurici
Ponto Belo
São Gabriel da Palha
Vila Valério
João Neiva
Ibiraçu
Fundão
Rio Bananal
Sooretama
Pedro Canário
Boa Esperança
Itapemirim
Presidente Kennedy
Rio Novo do Sul
Muqui
Atílio Vivacqua
Vargem Alta
Alfredo Chaves
Guarapari
Anchieta
Piúma
Iconha
Marataízes
Bom Jesus do Norte
EFETIVO PARCIAL (17 CIDADES)
Alegre
Guaçui
Apiacá
Jerônimo Monteiro
Divino de São Lourenço
Dores do Rio Preto
Cachoeiro de Itapemirim
Mimoso do Sul
Castelo
Vitória
Vila Velha
Serra
Cariacica
Nova Venécia
Aracruz
Linhares
São Mateus
As informações são do jornal A Gazeta