Portal Caparaó - Vacinação contra rubéola: 12 a 39 anos
Geral

Vacinação contra rubéola: 12 a 39 anos

30/07/2008 - Atualizado em 31/07/2008 22h39

A Secretaria Municipal de Saúde de Manhuaçu inicou na segunda etapa da campanha nacional de multivacinação contra a Paralisia Infantil (Poliomielite). Na primeira etapa foram vacinadas cerca de 7 mil crianças no município. Devem receber a dose da vacina crianças de 0 a 5 anos de idade.

O dia nacional da campanha estabelecido pelo Ministério da Saúde é nove de agosto, de oito às cinco horas da tarde. Os pais ou responsáveis devem levar o cartão de vacina da criança e um documento de identidade para receber a dose da vacina contra a Rubéola, a novidade da campanha deste ano.

37 mil devem ser vacinados contra Rubéola

A vacinação contra a Rubéola, a ser realizada em todo o Brasil, de 9 de agosto a 12 de setembro, está sendo definida como a maior campanha de vacinação de todos os tempos e também a maior do planeta, de acordo com Organização Mundial de Saúde (OMS). A meta do Ministério da Saúde é erradicar a Rubéola em nosso país, daí o slogan: “Brasil livre da Rubéola”. 70 milhões de pessoas deverão ser vacinadas.  A Secretaria Municipal de Saúde de Manhuaçu já está organizada e mobilizada para vacinar cerca de 37.500 pessoas.

Antecipação da vacina

Doze de setembro é a data prevista para o encerramento da campanha. Haverão dois dias programados para uma intensa mobilização nacional: 09 de agosto - denominado “Dia da Família” e 30 de agosto – estabelecido como o “Dia nacional de erradicação contra a Rubéola”. Em Minas Gerais, serão vacinadas todas as pessoas entre a faixa etária de 12 a 39 anos (ambos os sexos). Os interessados em tomar a dose da vacina contra a Rubéola, antecipadamente, já podem procurar os postos do Programa Saúde da Família (PSF), levando um documento de identidade, pois, será colocado um selo informando que aquela pessoa já foi imunizada.

Quem será vacinado

A vacinação será indiscriminada em Minas Gerais, ou seja, todos serão vacinados (12 a 39 anos), independente de ter tomado a vacina anteriormente ou de ter tido a doença.

Existem evidências e tem sido demonstrado que a vacina não provoca efeitos teratogênicos no feto. No entanto, a título de precaução e no sentido de evitar associação indevida entre o uso da vacina e eventos coincidentes que ocorram durante a gestação, a mulher grávida deverá receber a vacina contra a rubéola somente após o parto ou após o aborto.

Doadores de sangue

Os doadores de sangue (freqüentes) serão vacinados no Hemocentro que, fará o controle de quando estes poderão novamente fazer a doação de sangue, pois, após o recebimento da vacina precisarão de um tempo limite maior para voltar a doar sangue.

Por que vacinar a população em massa?

Antes da introdução da vacina na rede de serviços de saúde, ocorriam surtos constantes da doença a cada 3 a 6 anos. Com implantação da vacina na infância a circulação do vírus foi reduzida. No Brasil, esta redução ficou mais visível com a vacinação de mulheres realizada a partir de 2001. Infelizmente, mesmo assim foram registrados surtos em 2006 que se estenderam até 2007. Os registros dão conta de 8 mil casos, sendo 161 em mulheres grávidas, resultando em 20 casos de crianças com a Síndrome da Rubéola Congênita (SRC).

Sintomas / Transmissão

Quando a pessoa é suscetível (não foi vacinada ou não teve a doença e por isto não está protegida, não tem anticorpos) e aspira os vírus vindos do doente (presentes nas secreções nasais e na garganta) ela é infectada e pode apresentar ou não os sintomas após um período chamado de “incubação” que pode durar cerca de 20 dias. A doença pode passar despercebida.

Os sinais apresentados por uma pessoa com Rubéola são febre baixa, manchas vermelhas pelo corpo (exantema), ínguas no pescoço e na nuca. A prevenção da Rubéola é feita com a vacinação, daí a importância de todos tomarem a dose da vacina que é de graça e já está disponível nos PSF’s de Manhuaçu. Além destes, a Secretaria Municipal de Saúde também montará vários postos em diversos pontos da cidade para facilitar e ninguém deixar de ser vacinado.

MANHUAÇU

Dia 30, quarta: Monte Alverne, de 08:00 às 17:00.

Dia 31, quinta: no córrego do Barreiro (bar do Alan), de 12:00 às 16:30.

Dia 1º de agosto, sexta-feira: na Taquara Preta, de 08:00 às 11:00 e Sinceridade, de 13:00 às 16:30.

LUISBURGO

30-07 – Fortaleza, 08:00 10:30; Ferreiras, 11:00 às 13:00; Pedra Dourada, 14:00 às 17:00.

31-07 – Barroso, 08:00 às 10:30; Prata, 11:00 às 13:00; Santa Cruz, 13:30 às 15:30, Laje, 16:00 às 18:30.

No Centro de Saúde a vacina vai até o dia 9 de agosto de 08:00 às 17:00. Leve o cartão de vacinada da criança.

MANHUMIRIM

A vacinação acontece em todos os seis postos de saúde do município e na Policlínica,  das 8 às 17 horas. A Secretaria pede que as pessoas levem o cartão de vacinação e um documento de identidade.

Mais informações em Manhumirim: (33) 3341-2180

Leila Furtado / Assessora de Comunicação / Prefeitura de Manhumirim

Luiz Nascimento - Manhuaçu e Luisburgo - 29/07/08 - 23:56

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.