MANHUAÇU (MG) - Os perigos do jogo Baleia Azul para a sociedade, especialmente para os adolescentes, devem ser discutidos pelos pais e instituições que lidam diretamente com jovens, como igrejas, escolas e outras entidades. Disputado pelas redes sociais, propondo 50 missões relacionadas a situações como de terror, automutilação e até suicídio, o jogo teria começado na Rússia e tem sido investigado como possível motivação para a morte de jovens em Minas, São Paulo e Mato Grosso.
O mais recente relato é uma ocorrência atendida pelo Corpo de Bombeiros de Manhuaçu na madrugada de segunda-feira, 17/04. A adolescente de 13 anos foi encontrada com alguns cortes, na tentativa de tirar a própria vida, e levada desacordada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Felizmente, ela está se recuperando.
Segundo relato da família, conforme reportagem do Jornal Tribuna do Leste, a suspeita é de que a jovem participava de um jogo chamado desafio da “Baleia Azul” ou “Blue Whale”.
No braço da jovem, os ferimentos teriam sido provocados por automutilação, durante uma das missões do citado jogo.
A reportagem conversou com a tia da adolescente, que ficou muito assustada com o caso. Ela relata que após ser alertada, visitou o Facebook da jovem e deparou com postagens estranhas que podem ter relação com o jogo. A tia conta que sempre conversava com a sobrinha e nunca percebeu alguma anormalidade. Nos últimos dias estava andando de blusa manga comprida e ouvindo músicas o tempo todo. “Quando entrei no quarto dela encontrei, objetos que usam para mutilação e outros materiais que ligam ao jogo”, relata a tia da jovem.
A mãe da adolescente contou que viu a filha em um estado muito triste. Ela disse que deparou com a jovem desmaiada no quarto e não respondia. Ao ser indagada sobre a participação no jogo disse que a filha “não demonstrava alteração no comportamento. Depois descobri no braço dela um símbolo, parecido com uma baleia”, relata.
A família informou que o caso será levado ao conhecimento da Polícia Civil (PC) para que uma investigação seja realizada.
LEOPOLDINA
A Polícia Civil de Leopoldina registrou uma ocorrência nessa quinta-feira (13/04) referente a um suposto jogo de incentivo ao suicídio: o desafio da Baleia Azul. A mãe de um jovem procurou a polícia e disse que seu filho já teria realizado “tarefas” de automutilação. O caso será investigado para apurar quem iniciou o grupo que incentiva o “jogo”.
OUTRO REGISTRO
“Perdi meu filho para um jogo. Não quero que mais mãe nenhuma passe por isso”. A frase é de Maria de Fátima Santos, mãe do pedreiro Gabriel Antônio dos Santos, de 19 anos, encontrado morto na quarta-feira da semana passada, em Pará de Minas, na Região Central de Minas Gerais. Gabriel, que tem uma filha de 1 mês, morreu após ingerir 80 cápsulas de um comprimido controlado para dormir. O motivo? Uma das etapas de um jogo conhecido como Baleia Azul (“Blue Whale”).
Criado na Rússia, onde teria provocado a morte de 130 pessoas, o jogo macabro chegou ao Brasil. Na Europa, o “Blue Whale” deixa pais de adolescentes e crianças em alerta total. Investigado pela Polícia Civil, o caso de Pará de Minas deixa pais e autoridades preocupados. “Falei com ele: ô Gabriel, sai desse jogo. Isso é coisa demoníaca, porque uma pessoa para fazer um jogo desse ela fez um pacto e vai colhendo alma pelo mundo afora. Parece que ele não me ouviu”, lamenta a mãe.
De acordo com a Polícia Civil, o grupo que Gabriel participava está sendo investigado e foram encontrados participantes de todos os estados do Brasil com idades entre 10 e 20 anos.
O Baleia Azul funciona em grupos fechados na internet. Após ser aceito, o jogador recebe do seu tutor virtual uma série de desafios a serem cumpridos, sendo que o último deles é tirar a própria vida. Outras tarefas incluem tatuar a figura de uma baleia com uma faca e passar um dia inteiro sem dormir assistindo filmes de terror. “Ela já tinha feito a (etapa) do filme, a do corte, porque ele falou que fez com gilete, a da foto...", relata a mãe. “Ele não aguentou a pressão do jogo”,
No Brasil há pelo menos 13 grupos fechados do Baleia Azul no Facebook, com mais de 59 mil pessoas. Porém, a maioria dos internautas brasileiros transformou o desafio fatal em zoeira e inundou a web com memes debochando do jogo. Até uma versão do bem foi criada para incentivar o amor próprio dos adolescentes. No entanto, nem todos encaram como brincadeira.
Em Mato Grosso, a polícia investiga se a morte de uma adolescente de 16 anos está relacionada com o jogo. A jovem pulou em uma represa de grande profundidade para cumprir o desafio final do game mortal.
Na internet, há vários alertas sobre o jogo mortal e explicações de como ele funciona.