Portal Caparaó - Carnes: touros do pró-genética aprimoram rebanho
Economia

Carnes: touros do pró-genética aprimoram rebanho

06/08/2008 - Atualizado em 08/08/2008 15h44

Os animais adquiridos nas Feiras de Touros do Projeto de Melhoramento da Qualidade Genética do Rebanho Bovino do Estado de Minas Gerais (Pró-Genética), desde 2006, já estão confirmando potencial para mudar a situação dos plantéis. São 619 touros puros por origem (PO), introduzidos em propriedades sobretudo de pequeno porte de diversas regiões.

Cruzando com vacas em sua maioria mestiças, estão gerando bezerros de leite e de corte com alta valorização.

De acordo com a Secretaria da Agricultura do Estado, que criou o Pró-Genética em parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) foram introduzidos touros melhoradores em 124 municípios mineiros. Neste final de semana, durante a 1ª Mostra da Cadeia Produtiva do Leite é a vez da região de Manhuaçu participar do projeto.

A Emater-MG, vinculada à Secretaria, coordena o programa com a participação do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e a parceria de associações de criadores, sindicatos, cooperativas e outras instituições que congregam os produtores rurais. Segundo o coordenador do Departamento Técnico (Detec) da Emater, José Alberto de Ávila Pires, as Feiras de Touros do Pró-Genética têm potencial para dar impulso a um processo de melhoria na geração de renda e emprego nas regiões de pecuária.

Produtores de várias regiões de Minas afirmam que compradores de tourinhos nas feiras do Pró-Genética estão satisfeitos com o desempenho dos animais e prevendo boa receita com a produção dos bezerros e bezerras resultantes dos cruzamentos. As feiras prosseguem e, de janeiro a julho deste ano, o Pró-Genética possibilitou a aquisição de 187 touros por meio dos eventos realizados em Curvelo, Carneirinho, Governador Valadares (duas feiras), Uberaba, Campina Verde, Arinos e Serro. Haverá mais seis feiras até o fim de 2008, a próxima é justamente o evento em Manhuaçu (neste sábado), junto à programação do Salão de Negócios e Oportunidades, na Ponte da Aldeia.

Carlos Henrique Cruz - 06/06/08 - 21:36 - portalcaparao@gmail.com 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.