Portal Caparaó - Hora de beber: Manhuaçu pode obrigar bares a fechar às 23 horas
Geral

Hora de beber: Manhuaçu pode obrigar bares a fechar às 23 horas

28/04/2007 - Atualizado em 30/04/2007 17h25
De acordo com a proposta que vem sendo debatida nos bastidores, a lei vale para os estabelecimentos que têm como atividade principal a venda de bebidas alcoólicas. A lei apelidade em outras cidades de “Fecha-Bar” já foi implantada com sucesso em cidades paulistas e, recentemente, em Lajinha e Iúna (ES) foram aprovadas medidas no mesmo sentido. De acordo com policiais militares, trata-se de uma medida que contribui para conter o avanço da violência principalmente.

O simples comentário sobre a proposta já vem causando furor nas ruas e, principalmente, nos bares de Manhuaçu. A principal referência afeta justamente a polícia, apontada como a mais interessada e beneficiada em se fechar os bares mais cedo.

OPINIÕES DIVIDIDAS

Considerada uma cidade-pólo da região, a medida tem dividido opiniões. Há quem defenda a lei como forma de realmente conter a violência (sempre ligada a bebida), mas também há os grupos que questionam a presença de policiais nas ruas e aqueles que defendem que a lei deve ser flexível e afetar somente os locais de maior incidência de ocorrências. “Se a idéia é coibir a violência, tem que ser onde tem violência e não impedir que as pessoas trabalhem”, afirma um cliente. Por outro lado, há grupos defendendo que a proposta vai na contra-mão do crescimento de Manhuaçu.

Donos de bares, pedindo anonimato, dizem que a proposta de fechar os barzinhos de periferia é discriminatória. Entretanto, há aqueles que defendem que os estabelecimentos que trabalham na clandestinidade sejam fechados até os proprietários regularizarem a situação.

“Eu entendo que esses estabelecimentos devam ser regularizados. Os bares clandestinos seriam fechados e depois de regularizados voltariam a funcionar. Esses estabelecimentos geram empregos. As propostas vindas do governo têm que contemplar a geração de empregos e não o fim dos postos de trabalho”, avalia um comerciante.

REDUÇÃO DA VIOLÊNCIA

Em alguns estados, como Pernambuco, Alagoas e Paraná, já existem propostas de leis nas Assembléias Estaduais para implantar a lei seca no estado todo. A diferença é relacionada aos horários e a determinação de que isso afete somente áreas consideradas focos de criminalidade.

A lei seca foi implantada pela primeira vez em Diadema, Estado de São Paulo. Lá, os bares fecham a partir das 23 horas. Antes da medida ser adotada Diadema tinha uma média de 141 assassinatos para cada grupo de 100 mil habitantes que equivaliam a cerca de 40 homicídios/mês. Em 2004, depois de ser implantada a lei seca, as estatísticas apontaram 11 assassinatos mensais. Em Araçatuba (SP), também houve comprovadamente a redução do número de ocorrências.

E você, o que acha disso? O Portal Caparaó quer a sua opinião. Escreve um e-mail e envie para o site portalcaparao@gmail.com . A mensagem deve conter dados completos do remetente. Participe também da enquete sobre o tema: O que você acha de fechar os bares às 23 horas em Manhuaçu? 

Carlos Henrique Cruz - 28/04/07 - 18:41 

O Portal Caparaó defende que o tema deve ser amplamente discutido com a sociedade. Confira algumas noticias sobre o assunto, que é polêmica sempre, em outras localidades do Brasil:

 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.