Portal Caparaó - Mostra da Cadeia Produtiva do Leite repercute bem
Economia

Mostra da Cadeia Produtiva do Leite repercute bem

12/08/2008 - Atualizado em 14/08/2008 20h54
Mesmo com foco na produção cafeeira, a região de Manhuaçu pode se empenhar em aumentar o seu parque leiteiro. A conclusão é o principal resultado da Mostra da Cadeia Produtiva do Leite, realizada pela Aciam paralelamente ao Salão de Negócios.

Foram realizadas sete palestras enfocando temas relacionados a produção leiteira. “Os produtores que trabalham com leite precisam ter noções básicas de higiene, qualidade e daquilo que podem fazer no dia-a-dia no manejo do gado leiteiro”, explica o presidente da Aciam André Farrath, idealizador do evento voltado para a pecuária.

O professor da Universidade de São Paulo, Marcos Veiga, destacou que o leite é uma alternativa e nova força econômica que a região pode investir: “Independente da atividade principal - o café, os produtores devem ter como alternativa a produção de leite. No caso da questão da convivência é perfeitamente possível, o leite pode ser trabalhado em pequenas propriedades e dá retorno em termos de produtividade e lucratividade”.

Durante sua palestra, ela ressaltou ainda que existe demanda pela produção leiteira. “Existe não só produção, mas um parque industrial para absorver isso tudo”.

Veiga destacou que o ano de 2008 tem sido extremamente positivo para a pecuária leiteira e é o momento dos produtores se prepararem para, nos períodos de baixa, conseguirem se sustentar na atividade. “Como em qualquer ramo da agropecuária existe um ciclo de oscilação e é importante você ter alternativas para os momentos de baixa. O leite pode ser uma alternativa ao café e vice-versa”.

AGRICULTURA FAMILIAR

Na opinião do professor, na agricultura familiar, o leite é uma das atividades mais interessantes. “É um campo que tem um retorno (fluxo de caixa) mensal. O produtor trabalha e recebe imediatamente, enquanto outras culturas isso é relacionado a uma ou duas vezes por ano”.

Ele lembrou que existem incentivos do Pronaf para financiamento de vacas, tanques de resfriamento e outros equipamentos.

“Com apoio técnico, ele pode avaliar se tem condições e decidir se deve ingressar nessa atividade. O leite é um campo dinâmico e qualquer erro pode gerar prejuízo”, alertou ao falar sobre a necessidade de que cada um analise seu quadro.

INCENTIVO AO CRESCIMENTO

O palestrante elogiou a criação da Mostra da Cadeia Produtiva do Leite. Veiga argumentou que é preciso criar oportunidades para os produtores melhorarem e investirem na qualidade. “O evento superou minha expectativa com boa participação e muito interesse. Esse é um pontapé de como melhorar e ampliar o setor produtivo de leite na região”.

Para o presidente da Aciam, André Farrath, é possível investir no leite do mesmo jeito que a entidade apostou na melhoria da qualidade da cafeicultura há doze anos quando criou o Simpósio de Café.

O Supervisor da Nestlé, Lauro Costa, participou do evento e garantiu o apoio da empresa para novas ações nesse campo.

“No mercado global, a Nestlé sente necessidade de que a matéria prima tenha uma melhor qualidade. Buscamos trazer informação ao produtor para ele produzir melhor e assim termos um produto de qualidade garantida”, afirma.

A Nestlé aposta muito no setor de laticínios e isso vai ser a tônica da empresa na região. “O evento foi muito bem organizado e poucas vezes numa cidade de interior vimos uma mostra com resultados tão interessantes e participação”, avalia.

Carlos Henrique Cruz - 20:12 - 12/08/08 - portalcaparao@gmail.com 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.