Portal Caparaó - IMA e EMATER vão certificar propriedades de café
Segurança

IMA e EMATER vão certificar propriedades de café

31/08/2008 - Atualizado em 02/09/2008 08h31

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) se prepara para auditar e certificar propriedades de café nos próximos meses. As atividades vão completar uma etapa do Programa de Certificação de Propriedades Cafeeiras, coordenado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) e gerenciado pelo IMA.

Para isso o Instituto, que conta com a parceria Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) nesse trabalho, está promovendo treinamento de 25 técnicos do IMA e 25 da Emater-MG. Os auditores se dividiram em duas turmas e a primeira capacitação ocorreu no município de Machado nos dias 11 e 12 de agosto. A outra turma realizou o curso em Manhuaçu nos dias 21 e 22 de agosto.

O objetivo do treinamento, que tem a participação da certificadora internacional IMO Control do Brasil, é atualizar e rever os procedimentos e revisar o conhecimento dos auditores.

Para complementar a fase de aperfeiçoamento o IMA realizou entre os dias 25 e 29 de agosto, um curso sobre a norma ABNT NBR ISO 19011/2002. O evento tratou, dentre outros, de auditoria interna de qualidade, gerenciamento de auditoria, relatório e plano de auditoria. A capacitação deu suporte técnico legal aos profissionais do IMA para atuarem.

CERTIFICAÇÃO

A inscrição no Programa de Certificação, a assistência técnica e as orientações para adequação das propriedades são feitas, gratuitamente, pela Emater-MG. Na fase de adequação, o produtor recebe orientação e executa trabalhos para que a propriedade atenda à legislação trabalhista, ambiental e de boas práticas de produção. Quando inicia o processo de certificação, o agricultor recebe o Caderno de Anotações, onde registra todas as atividades ligadas à produção, desde os insumos, o processo de colheita e pós-colheita até os investimentos realizados.

Feitas as modificações o IMA faz uma auditoria nas propriedades aptas à certificação. Se aprovado o produtor será auditado pela IMO Control do Brasil, que concederá a certificação às propriedades candidatas ao selo.

A certificação traz algumas vantagens ao produtor de café e ao consumidor: garantia de procedência do produto por aprovar que o café está livre de contaminação física, química e biológica; rastreabilidade, que permite ao consumidor ter informações sobre o café desde o plantio até o consumo; boas práticas de produção; o uso correto do solo e da água e a reutilização dos resíduos e a destinação de 20% da propriedade à preservação ambiental (implantação da Reserva Legal).

Atualmente há cerca de 380 propriedades habilitadas à certificação, outras 360 estão sendo preparadas ao longo deste e do próximo ano. O cadastramento das propriedades habilitadas será concluído em setembro, momento em que iniciarão as auditorias de conformidade do IMA e de certificação do IMO Control do Brasil.

A certificação de propriedades é uma das metas previstas no Projeto Estruturador do Governo de Minas, Certifica Minas, gerenciado pelo IMA. Para este ano serão destinados cerca de R$ 329 mil em recursos para a certificação de café. No ano passado foram mais de R$ 520 mil.

O planejamento do Certifica Minas prevê que até 2011, 1.500 propriedades de café sejam certificadas.

Assessoria de Comunicação Social do IMA - 31/08/08 - 09:42 - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.