Portal Caparaó - Justiça de Manhuaçu promove capacitação de conciliadores
Geral

Justiça de Manhuaçu promove capacitação de conciliadores

11/09/2008 - Atualizado em 13/09/2008 15h24

Para o psicólogo judicial, José Almeida Silva Júnior, organizador do evento e supervisor da Central de Conciliação, o objetivo do evento é atender à expectativa de aprendizado dos estagiários de todas as varas e conciliadores e capacitá-los para o trabalho com as partes.

A proposta do curso é demonstrar a estrutura da conciliação, os métodos de resolução dos conflitos, a redação dos termos de audiência, a composição dos danos, noções de Direito de Família e o conhecimento do Manual Jurídico do Conciliador, tendo como finalidade a conciliação entre as partes.

EXPERIÊNCIA POSITIVA

Todos os estagiários das Varas Cíveis e Criminal e do Juizado Especial, além do Juizado de Infância e Juventude, participaram do curso. A capacitação teve palestras com as juízas Renata Bomfim, coordenadora da Central de Conciliação, e Adriana Vasconcelos, do Juizado Especial Criminal e Cível, da advogada e assessora Roberta Fully e do psicólogo José Almeida.

“Nós temos trabalhado para aumentar o número de conciliações. É um caminho para uma Justiça mais célere aproveitando de formas alternativas de resolver demandas. Uma terceira pessoa faz o papel de aproximar as partes e viabilizar um acordo que seja interessante para todos os envolvidos”, explica José Almeida.

Durante os quatro primeiros dias, os participantes acompanharam palestras e tiraram suas dúvidas. Nesta sexta-feira, eles vivenciam na prática situações que precisam lidar no dia-a-dia do Judiciário. “Eles devem estar preparados para as questões conflitivas que aparecem e estar prontos para oferecer um acordo que seja bom para todas as partes”, confirma o psicólogo.

José Almeida conta que a Justiça em Manhuaçu tem vários exemplos positivos de demandas que foram resolvidas em questões de minutos. “Alguns processos ficam parados por vários motivos. Muitas das vezes longas discussões, muito papel e burocracia podem ser evitados. É possível fazer diferente. É possível dar uma resposta às partes em menor tempo e é isso que o Judiciário de Manhuaçu busca incentivar”, afirmou.

O curso tem carga horária de 15 horas e cerca de 35 participantes.

Carlos Henrique Cruz - 11/09/08 - 18:02 - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.