Portal Caparaó - Vigilância Ambiental realiza levantamento do LIRAa
Geral

Vigilância Ambiental realiza levantamento do LIRAa

13/11/2017 - Atualizado em 14/11/2017 07h36

MANHUAÇU (MG) - O recente trabalho de levantamento realizado pela Vigilância Ambiental em todos os bairros de Manhuaçu, e no distrito de Vilanova aponta resultado positivo para as ações que foram desenvolvidas ao longo dos últimos meses. O Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) é uma exigência do Ministério da Saúde, utilizado como ferramenta para direcionamento e qualificação das ações de prevenção e controle do mosquito. É um levantamento entomológico obrigatório, para saber sobre a infestação por Aedes aegypti em todos os municípios do país.

Mais de 2.500 imóveis foram visitados pelos agentes de Endemias para que o Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti pudesse atender as exigências estabelecidas. As informações geradas após cada levantamento realizado,são consolidadas pela secretaria municipal e estadual de saúde, e em seguida enviadas ao Ministério da Saúde.

Segundo a coordenadora da Vigilância Ambiental, Emilce Estanislau, o resultado foi satisfatório, porém, há a necessidade da população ficar atenta, já que o levantamento foi realizado no final de outubro, no período de sol. Agora, com a chegada da chuva, o quadro pode mudar.

O Índice de Infestação Predial (IIP) para Aedes aegypti em cada estrato do município apontou 0,5%; o Índice de Breteau (IB) do município apontou 0,5% para o Aedes aegypti; o Índice de Infestação Predial (IIP) do município para Aedes albopictus teve resultado de 0,1% e o Índice de Breteau (IB) para Aedes albopictus apontou 0,1%. “Tecnicamente, os índices apontam patamar tranqüilo, porém, com a chuva a gente sai da zona de conforto. É preciso que toda a população colabore e fique atenta. O morador deve fazer o monitoramento semanalmente, e agir caso tenha necessidade”, disse Emilce Estanislau.

Para auxiliar no trabalho de combate ao Aedes, em breve a Vigilância Ambiental estará contando com a ovitrampa ou larvitrampa, para realizar o monitoramento (armadilhas que identificam a presença de mosquitos na região) ou outra metodologia validada.

A secretária municipal de saúde, Dra. Karina Gama dos Santos Sales, ao receber o relatório supracitado (LIRA), destacou a importância do trabalho efetivo da equipe de Vigilância e ainda das equipes de saúde da família e NASF que corriqueiramente realizam um trabalho de educação a saúde para a população, objetivando o combate ao Aedes aegypti e consequentemente as doenças como Dengue, Zica, Chikungunya e a Febre Amarela.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.