BRASÍLIA (DF) - O presidente Michel Temer recebeu, nesta quinta-feira (7), no Palácio do Planalto, prefeitos de cidades mineiras que foram fortemente atingidas pelas chuvas nas últimas semanas. Os gestores de Rio Casca, Contagem, Caeté, Ribeirão das Neves e São João del Rei apresentaram ao presidente informações sobre a situação de calamidade dos municípios.
Segundo Juninho Martins (PSC), prefeito de Ribeirão das Neves, uma das cidades mais afetadas, Temer autorizou a liberação de recursos para reconstruir as áreas danificadas e dar assistência às famílias desabrigadas. Devem ser liberados de R$ 500 mil a R$ 1 milhão, mas ainda não há data definida para a transferência do dinheiro.
O encontro teve a presença dos Senadores Aécio Neves e Antônio Anastasia e os prefeitos dos municípios de Rio Casca, Adriano Alvarenga, de Ribeirão das Neves, Junynho Martins e de Caeté, Lucas Coelho, e do ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho. Foi anunciada a autorização pelo governo federal de mais 14 milhões de reais para ações diretas de atendimento a vítimas, como para a compra de água, colchões e medicamentos, nos 14 municípios de Minas mais afetados.
Ao final da reunião também participaram os prefeitos de Contagem, Alex de Freitas, e de São João del-Rei, Nivaldo Andrade.
Segundo a Coordenação da Defesa Civil de Minas Gerais, desde o início de outubro, nove municípios decretaram estado de emergência depois de sofrerem danos por enxurradas, chuvas de granizo, vendaval e inundações. As fortes chuvas ocasionaram na região a morte de seis pessoas. Em algumas cidades, ainda há pessoas desaparecidas.
SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA
O Ministério da Integração Nacional reconheceu nesta quinta-feira (7), por meio de uma portaria da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), divulgada no Diário Oficial da União, a situação de emergência de 14 municípios de Minas Gerais atingidos por fortes chuvas nos últimos dias. O reconhecimento tem o objetivo de acelerar as ações federais de resposta ao desastre, considerado de alta intensidade.
Os municípios reconhecidos são Abre Campo, Caeté, Lajinha, Nova Serrana, Pedro Leopoldo, Piedade de Ponte Nova, Ponte Nova, Raul Soares, Rio Casca, Santa Cruz do Escaldado, Santo Antônio do Grama, São José do Mantimento, São Pedro dos Ferros e Urucânia.
O Ministério da Integração Nacional informou que está apoiando os municípios atingidos por temporais desde o dia 29 de novembro e que enviou uma equipe técnica para atuar nos municípios de Ribeirão das Neves e Caeté, onde serviços essenciais foram bastante afetados. A situação de emergência em Ribeirão das Neves também foi reconhecida no dia 5 de dezembro.
Fotos: Marcos Corrêa/PR e Corpo de Bombeiros MG