Portal Caparaó - Região quer incentivar produção de alimentos saudáveis
Agronégocios

Região quer incentivar produção de alimentos saudáveis

23/01/2018 - Atualizado em 24/01/2018 17h03

MANHUAÇU (MG) - Alimentação saudável à mesa, rica em nutrientes e sem a adição de agrotóxico em sua produção, além da organização do sistema municipal de segurança alimentar e nutricional sustentável nas cidades da região foram assuntos debatidos em Manhuaçu, na manhã desta segunda-feira, 22. Os Secretários Municipais de Agricultura, Flânio Alves da Silva, e de Trabalho e Desenvolvimento Social, Giuzaina Gregório, participaram do encontro.

A reunião foi organizada pelo CRSANS Leste (Conselho Regional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável) – que envolve 34 municípios da região - e ocorreu no salão da Câmara de Vereadores, com a participação de conselheiros e de extensionistas da EMATER – que têm incentivado este trabalho.

De acordo com o Secretário de Agricultura, Flânio Alves, membro do conselho regional, a plenária tem o propósito de fortalecer as políticas públicas de segurança alimentar e nutricional da região. Para a reunião foram convidados representantes de secretarias, departamentos e entidades do setor. ‘A segurança alimentar envolve a produção do alimento no campo e todo o processo logístico, como o armazenamento, distribuição e as entidades que recebem os alimentos’, pontuou.

Bom exemplo em Manhuaçu

Em Manhuaçu, o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) do Governo Federal, em parceria com a Prefeitura, distribui alimentos para instituições filantrópicas, como suplemento, para enriquecer a dieta das pessoas atendidas, com nutrientes e vitaminas encontrados em verduras e legumes. Atualmente, as entidades beneficiadas são a APAE, Fumaph, PRO-IN, Darei, Asilo São Vicente de Paulo, CRAS, Comunidade Terapêutica, CAF (Centro de Apoio à Família), Núcleo do Câncer, Associação de Mulheres de São Pedro do Avaí e projetos social atendido pelo CRAS em Vilanova.

Outro destaque em Manhuaçu é o PNAE. O Programa Nacional de Alimentação Escolar viabiliza alimentação saudável para os estudantes da rede municipal e estadual de ensino, por meio da compra da produção da agricultura familiar local, gerando renda nas comunidades rurais.

Ainda no encontro, reforçou-se a necessidade e os benefícios de os municípios da região organizarem-se. Além de assegurar alimentação saudável para a população, as cidades que implementam o sistema municipal de segurança alimentar e nutricional ficam aptas para receber recursos governamentais para a execução destas políticas públicas. ‘O sistema é composto pela Lei que o regulamenta, a conferência e o conselho municipal – CONSEA-. Em Manhuaçu foi estabelecida também a Câmara Intersetorial, que composta pelos Secretários de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Social, Educação, Saúde e Planejamento, desenvolve atividades integradas’, relata Flânio.

Secretaria de Comunicação Social – Prefeitura de Manhuaçu

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.