Portal Caparaó - Reunião discute problemas na escola do Engenho da Serra
Geral

Reunião discute problemas na escola do Engenho da Serra

03/10/2008 - Atualizado em 05/10/2008 07h27

Cerca de vinte representantes de segmentos ligados a educação, polícias Civil e Militar, Comsep, conselhos e profissionais do ensino estiveram reunidos na noite de quarta-feira na Escola Estadual João Xavier da Costa, no bairro Engenho da Serra. Com freqüentes problemas relacionados aos alunos, a instituição quer promover uma grande revolução e chamou entidades e iniciativa privada para participarem do movimento.

Provocada pelo Conselho Municipal de Segurança Pública (Comsep), a reunião marcou o início de uma ação específica para o bairro. A escola enfrenta problemas de evasão e comportamentos inadequados pelos alunos. Eles também detectaram casos de prostituição, furtos e falta de higiene.

Durante o encontro, a diretora Vanda Lúcia ressaltou que têm estrutura e um ótimo corpo de professores e colaboradores, mas isso apenas não adianta. “O Comsep e essas várias entidades foram convocadas com o objetivo de contribuir com o fortalecimento da escola pública por meio do trabalho voluntário e da ação solidária, além de instituições e empresas comprometidas com a educação”.

Vários casos foram apresentados no encontro. O diretor da Superintendência Regional de Ensino, João Pessoa Cunha, ressaltou atividades em que a escola pode contribuir para a comunidade, mesmo nos finais de semana. O Tenente Giovani ainda citou o exemplo de iniciativas envolvendo policiais nas comunidades.

EXPERIMENTAL

A idéia geral é criar mecanismos que atraiam o interesse dos alunos e possam fomentar uma nova relação entre a escola e a comunidade. O projeto experimental incentiva a participação de voluntários no desenvolvimento de ações educacionais - complementares, e nunca em substituição, às atividades curriculares/educação formal - e de cidadania em benefício dos alunos, da própria escola e seus profissionais e da comunidade.

“Queremos sensibilizar a população e a comunidade escolar a darem sua contribuição para a melhoria contínua da escola pública. Estamos chamando os voluntários para que também participem dessas ações. É um projeto que pode ser referência para outras escolas em áreas que precisam de maior atenção”, afirmou Flávio Lacerda, presidente do Comsep.

Uma das idéias consiste em envolver policiais militares no cotidiano da escola. “Os policiais podem lidar com essas questões mais de perto. É preciso que a comunidade e, principalmente, os estudantes percebam que estamos aqui para ajudar”, afirmou Flávio.

Carlos Henrique Cruz - 03/10/08 - 09:54 - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.