Portal Caparaó - Vandalismo: PSF de Palmeiras é destruído
Segurança

Vandalismo: PSF de Palmeiras é destruído

04/10/2008 - Atualizado em 07/10/2008 11h47
O distrito de Palmeiras acordou na manhã deste sábado, 04, assustado com a destruição da sede do Programa de Saúde da Família (PSF). Durante a madrugada, vândalos entraram nas dependências e destruíram tudo o que encontraram pela frente. O cenário era um verdadeiro caos: remédios espalhados pelo chão, móveis quebrados, manchas de sangue tomavam conta das paredes, chão, porta da geladeira e havia até respingos no teto. “Quem cometeu este ato se cortou no vidro das janelas fazendo com que o sangue jorrasse no interior do PSF”, constatou um funcionário público.

O local fica na rua Santo Antônio e atende os moradores nas segundas e quintas-feiras. “Em cada um desses dias, trinta pessoas são consultadas. As quartas-feiras promovemos reuniões com diabéticos, hipertensos e realizamos coletas sanguíneas”, descreveu a funcionária pública municipal Alice de Oliveira, ainda estarrecida com o fato.

Alice contou que quando chegou ao PSF pensou que havia alguém morto dentro do estabelecimento. “Era tanto sangue que me assustei. Depois me veio a indignação ao ver tudo destruído”, desabafou.

ESPANTO

Dezenas de moradores foram conferir o estrago feito e todos se mostravam espantados. “Como uma pessoa pode fazer isto. Prejudicou a todos”, disse uma senhora, acrescentado, que o PSF é um patrimônio da comunidade. 

Profissionais da área de saúde que compareceram ao local avaliaram que quem cometeu este ato com certeza está precisando de atendimento médico. “Essa pessoa deve estar sendo atendida. Iremos fazer um rastreamento na região pra saber se alguém deu entrada no pronto atendimento ou no hospital apresentando cortes profundos”, suspeitou.

Ainda não se sabe quantas pessoas participaram desse ato de vandalismo, mas a comunidade tem certeza de que fugiram pela rua Tancredo Neves, onde são visíveis gotas de sangue ao longo do calçamento.

SUSPEITAS E MEDO

Moradores que pediram para não serem identificados por temerem algum tipo de represália dizem que têm suspeitas. “Suspeitar a gente suspeita, mas temos medo de falar”, contou um jovem.

Um grupo de idosos mostrava-se inconformado. “Moro aqui há mais de 60 anos e nunca vi uma coisa dessas. Tenho fé em Deus que nunca mais verei. Quero que nossa comunidade seja conhecida pelo bem que fazemos e não por causa desses arruaceiros”.

A comunidade pediu policiamento: “Pelo menos duas vezes por semana uma viatura poderia nos visitar, assim inibiria essas ações”, disse outro senhor, acreditando que esta destruição tenha sido motivada pelo uso de drogas. “Infelizmente o crack já chegou até nosso distrito”.

Funcionários da Secretaria Municipal de Saúde recolheram os remédios e equipamentos e os guardaram em um lugar seguro. A secretaria informou que o atendimento aos moradores do distrito não será prejudicado. “Estamos trabalhando para que já na quarta-feira (8) o PSF volte a funcionar. Porém em outro local”, informou.

José Horta - Diário de Manhuaçu - 20:34 - 04/10/08 

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.