Portal Caparaó - Após protesto, reivindicações de moradores de Santo Amaro começam a ser atendidas
Segurança

Após protesto, reivindicações de moradores de Santo Amaro começam a ser atendidas

14/03/2018 - Atualizado em 15/03/2018 16h56

SANTO AMARO DE MINAS / MANHUAÇU (MG) - Após o protesto que fechou a rodovia BR-262, em Santo Amaro de Minas, durante mais de dez horas, por conta de mais uma morte de um morador no dia 02 de março. Na semana passada, houve uma reunião entre uma comissão de moradores e representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

O encontro foi na sede da Secretaria de Cultura de Manhuaçu e contou ainda com a participação de representantes da prefeitura. A presidente da União Comunitária de Santo Amaro (UNICOMSTA) apresentou dois ofícios em que constam as demandas da comunidade.

Ao DNIT, os moradores solicitaram a implantação de lombadas (quebra-molas), limpeza e reparos nas canaletas e meios-fios, melhorias na sinalização, poda de árvores, passagem elevada para pedestres e estudos para melhorar a segurança na rua Miguel Arcanjo (saída para a rodovia) e no acesso ao córrego Boa Vista.

O engenheiro supervisor do DNIT de Caratinga, Robson Carlindo Santana, explicou que as demandas eram novas para ele, já que está há seis meses na chefia da região e não havia pedido nesse sentido antes.

Moradores reclamaram, inclusive com a fala da ex-vereadora Aponísia dos Reis, que as demandas sempre foram apresentadas ao DNIT de Rio Casca e se cansaram de só ouvir respostas negativas. A mudança de unidade responsável pelo trecho foi recente.

O DNIT já começou a melhorar a sinalização, colocando novas placas e fazendo a poda de árvores. AO invés de quebra-molas, primeiro serão instalados sonorizadores e a faixa de pedestres elevada.

Outra reunião foi marcada para o dia 20/03 e nela poderão ser definidas ações para as medidas mais demoradas.

A presidente da Unicomsta, Cristina Mayrinks, explicou que inicialmente concordaram em colocar sonorizadores e, se não funcionar, serão feita lombadas altas (quebra-molas). Também de forma inicial será fechada a rua que sai para a BR-262 para ver se adianta, já que a maior parte de acidentes acontece naquele trecho.

A secretária da Associação de Moradores e Amigos de Santo Amaro, Juliana Carvalho, também reconheceu que é um momento de teste para ver se as mudanças serão efetivas.

Outro pedido, apresentado no segundo ofício, é direcionado à prefeitura de Manhuaçu, para que implante iluminação no trecho da BR-262 do perímetro urbano de Santo Amaro de Minas.

Carlos Henrique Cruz - carlos@portalcaparao.com.br

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.