Portal Caparaó - Matas de Minas é uma das regiões vencedoras 27º Prêmio Ernesto Illy
Agronégocios

Matas de Minas é uma das regiões vencedoras 27º Prêmio Ernesto Illy

14/04/2018 - Atualizado em 16/04/2018 20h09

SÃO PAULO (SP) – Araponga, nas Matas de Minas; Carmo da Cachoeira, no Sul de Minas e Ibiá, no Cerrado Mineiro. Nestes três municípios mineiros foram cultivados os melhores cafés arábica da safra 2017/2018, de acordo com o resultado do 27º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso. Raimundo Dimas Santana (Fazenda Santo Antônio), Maria D’Aparecida Vilela Brito (Fazenda Moendas) e Ângelo Nascimento (Fazenda São Pedro de Alcântara) são os vencedores da edição nacional do concurso.

Os campeões subiram ao palco para receber seus diplomas e cheques no valor de R$ 10 mil cada um. No mês de outubro, eles viajarão a Nova Iorque para participar do 3º Prêmio Ernesto Illy Internacional, ocasião em que será revelada a ordem de classificação entre eles (primeiro, segundo e terceiro colocados). A premiação internacional reunirá 27 cafeicultores selecionados de 9 países que fornecem grãos para a illycaffè.

Também foi revelado que os produtores Daniella Romano Pelosini (Pardinho-SP), CBI Madeiras LTDA (Capelinha-MG) e Gelci Zancanaro (Cristalina-GO) ficaram em 4ª, 5º e 6º lugar, respectivamente.

A cerimônia de premiação aconteceu em São Paulo e teve as presenças de Andrea Illy e Massimiliano Pogliani, presidente e CEO da illycaffè, que falaram sobre o atual momento e o futuro da empresa e da cafeicultura, reforçando o conceito de qualidade sustentável, pilar da empresa e amplamente trabalhado por ela junto a seus fornecedores. Os executivos aproveitaram a ocasião para anunciar a criação de um programa internacional de relacionamento com os cafeicultores, a partir da expansão de um bem-sucedido modelo aplicado no Brasil há 18 anos, o Clube illy do Café.

A torrefadora italiana reconheceu, ainda, os vencedores nas categorias Regional, Fornecedor Sustentável do Ano e Classificador do Ano (veja a lista completa abaixo). Foram entregues, ao todo, mais de R$ 120 mil em prêmios.

Prêmio Ernesto Illy - Regional

Centro-Oeste

Campeão: Gelci Zancanaro (Cristalina-GO)

Vice-campeão: Agrofava Cereais Exp. e Imp. Ltda. (Campo Alegre de Goiás-GO)

Cerrado Mineiro

Campeão: Ângelo Nascimento (Ibiá-MG)

Vice-campeão: Ecoagrícola Café Ltda. (Francisco Dumont-MG)

Chapada de Minas

Campeão: CBI Madeiras (Capelinha-MG)

Vice-campeão: Claudio Esteves Gutierrez (Capelinha-MG)

Matas de Minas

Campeão: Raimundo Dimas Santana (Araponga-MG)

Vice-campeão: Simone Aparecida Dias Sampaio Silva (Araponga-MG)

Rio de Janeiro

Campeão: Francisco Nioac de Salles (Bom Jardim-RJ)

São Paulo

Campeão: Daniella Romano Pelosini (Pardinho-SP)

Vice-campeão: Carlos André Dognani (Timburi-SP)

Sul de Minas

Campeão: Maria D’Aparecida Vilela Brito (Carmo da Cachoeira-MG)

Vice-campeão: Ludgero Pimenta de Avila (Alpinópolis-MG)

Fornecedor Sustentável do Ano

Luiz Antonio Tonin (São Sebastião do Paraíso – Sul de Minas)

Classificador do Ano

1º lugar nacional - Luiz Evandro Ribeiro (Sul de Minas)

2º lugar nacional - Maxwell Wesley de Morais (Cerrado Mineiro)

3º lugar nacional - Edenilson de Oliveira Cabral (Matas de Minas)

Prêmio             

Entregue anualmente desde 1991, o Prêmio Ernesto Illy é a mais relevante iniciativa de valorização da cafeicultura brasileira. Instituído pela illycaffè como ação fundamental dentro do plano de desenvolvimento da qualidade e sustentabilidade do café no país, o concurso já reconheceu mais de 1.400 cafeicultores ao longo dos anos.

A illycaffè é uma empresa familiar italiana, fundada em Trieste em 1933, comprometida em oferecer o melhor café do mundo. É a marca de café mais global, produzindo um único blend de café espresso 100% arábica, com grãos provenientes de 9 países fornecedores, sendo o Brasil o principal.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.