Portal Caparaó - Oito são indiciados pela morte de prefeito
Política

Oito são indiciados pela morte de prefeito

11/10/2008 - Atualizado em 14/10/2008 08h48
Foi concluído ontem o inquérito que apura a morte do prefeito da cidade mineira São Francisco do Glória, Gilberto Souza e Silva (DEM), 45 anos, assassinado em Piúma – região Sul do Espírito Santo, em janeiro deste ano. Cinco políticos da cidade que era administrada pela vítima são apontados como mandantes do crime. Outras três pessoas também foram indiciadas.

Os suspeitos de serem os mandantes do assassinato são: o atual prefeito da cidade, Luciano Dias Paes Neto, 45 anos; os vereadores Wellington de Souza Lazaroni, 69; Aristovan Pires, 51; Geraldo Laviola, 72; e o ex-prefeito Sebastião Carvalho de Lazaroni, 84.

O delegado Milton Sabino, titular da Delegacia de Piúma e responsável pela apuração do caso, disse que ouviu todos as pessoas indiciadas. "Ele negaram participação no assassinato, mas todos os indícios apontam para o grupo".

Segundo Sabino, o crime teria sido motivado por uma disputa política. "Apesar de Gilberto fazer parte do mesmo partido que os mandantes, ele estava agindo contra o interesse deles".

Pagamento com imóveis

O plano foi financiado, segundo informações da polícia, pelo fazendeiro e empresário Altomiranda Viegas de Carvalho Neto, 39. Ele teria doado imóveis para que os intermediários Cedeni José Marcolino de Souza, 57, e Geraldo José de Carvalho, 71, contratassem o pistoleiro. Todos foram indiciados.

Com o indiciamento, o delegado vai encaminhar o inquérito para o Ministério Público do Espírito Santo (MPES), que poderá oferecer denúncia contra os indiciados, arquivar o processo ou pedir novas diligências.

A expectativa é de que a decisão seja tomada ainda este mês. Como o assassinato aconteceu no Estado, não há previsão de o processo ser remetido para a Justiça de Minas Gerais.

Grupo não queria que vítima tentasse reeleição

O delegado Milton Sabino, titular da Delegacia de Piúma, explicou que as rixas entre o grupo apontado como mandante do assassinato e o prefeito Gilberto Souza e Silva começaram há dois anos.

Sabino informou que os políticos não estavam de acordo com as decisões tomadas pelo prefeito e, por isso, já haviam pedido a ele que deixasse o cargo.

"Como isso não aconteceu e Gilberto Souza manifestou o interesse de se candidatar novamente, eles decidiram agir de maneira mais violenta".

Fazenda

Uma das testemunhas disse que, em setembro de 2007, o prefeito escapou de um atentado armado pelo grupo. "Cortaram a luz da fazenda dele. Quando percebeu que poderia ser um atentado, o prefeito fugiu com a família", explicou Sabino.

Quando descobriram que o prefeito passaria férias em Piúma, os envolvidos planejaram a morte. O executor Adelair Siqueira da Silva – que já está preso – foi contratado por Geraldo José de Carvalho e Cedeni Marcolino. A GAZETA tentou falar com os acusados, mas não os telefones dos envolvidos não atendiam ou estavam ocupados.

Indiciados

Mandantes: Sebastião Carvalho de Lazorino, 84 anos, ex-prefeito da cidade de São Francisco do Glória; Luciano Dias Paes Neto, 45, atual prefeito do município; e os vereadores Wellington de Souza Lazorino, 69; Geraldo Laviola, 72; e Aristovan Pires, 51.

Financiador do assassinato: Altomiranda Viegas de Carvalho Neto, 39, empresário e fazendeiro de São Francisco do Glória.

Intermediram a contratação do executor: Cedeni José Marcolino de Souza, 57, e Geraldo José de Carvalho, 71.

Marcelle Secchin - msecchin@redegazeta.com.br - 11/10/08 - 15:00

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.