Portal Caparaó - Campanha sobre lavar as mãos realizada no HCL
Geral

Campanha sobre lavar as mãos realizada no HCL

07/05/2018

MANHUAÇU (MG) - A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do Hospital César Leite promoveu campanha de conscientização para lembrar todos os colaboradores e pacientes da importância da lavagem das mãos para o controle das infecções hospitalares.

Lavar as mãos ao sair do banheiro, antes de manipular alimentos ou mesmo para cumprimentar alguém deveria ser uma prática comum. Muitas doenças são transmitidas por meio do contato das mãos contaminadas entre as pessoas, colaborando para a proliferação de germes e bactérias perigosos para a saúde.

Para reforçar a importância da higienização das mãos no combate às doenças, a equipe da CIPA aproveitou o Dia Nacional de Higienização das Mãos, comemorado neste sábado, 5 de maio, para fazer a ação.

Se o simples, mas essencial, hábito de lavar as mãos é capaz de te proteger de doenças perigosas e até letais, em unidades hospitalares o hábito é ainda mais precioso. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), milhões de infecções poderiam ser evitadas se os profissionais de saúde, pacientes e seus familiares higienizassem as mãos com álcool em gel ou água e sabão antes e depois de tocar uma pessoa doente e em materiais que estão próximos a eles.

Nos hospitais jã são estabelecidos protocolos de atendimento, normas e rotinas, minimizando ao máximo os riscos de infecções. Todos os profissionais das unidades hospitalares são constantemente alertados sobre a importância da higienização correta das mãos e da utilização de luvas, máscaras, avental e outros equipamentos de barreira que protegem do contato direto com pacientes ou ambientes que possam estar infectados, colonizados ou contaminados.

Esse trabalho, que é constante, vem gerando bons resultados e os indicadores estão sempre em conformidade com o esperado para hospitais com o mesmo nível de complexidade na América Latina, Europa e EUA.

Doenças que podem ser evitadas lavando as mãos – Segundo a UNICEF e a OMS, é possível reduzir em até 40% a incidência de infecções, como a infecção intestinal, com o simples ato de lavar as mãos. Conheça as mais comuns:

1.Infecções hospitalares

2.Infecção respiratória

3.Infecção intestinal

4.Gripes

5.Resfriado

6.Doenças de pele e/ou erupções na pele

7.Hepatite A

8.Conjuntivite

9.Candidíase

10.Varicela (catapora)

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.