Portal Caparaó - Manhuaçu tem o pior diesel de Minas Gerais, diz ANP
Economia

Manhuaçu tem o pior diesel de Minas Gerais, diz ANP

12/05/2007 - Atualizado em 17/05/2007 14h49
Nas fiscalizações, os técnicos procuram problemas que vão de simples mudança na coloração à adulteração. Foram colhidas 2,1 mil amostras de combustíveis em Minas e os resultados identificaram 8,7% de não-conformidade no Álcool, 6,7% no Óleo diesel e 1,3% na gasolina.

O relatório da ANP mostra que o Óleo diesel não apresentou bons resultados no primeiro trimestre na região. Em Manhuaçu, Muriaé e Viçosa, das 91 amostras testadas, 18 estavam irregulares. Ou seja, 19,8% dos combustíveis fiscalizados estavam fora do padrão exigido.

Logo em seguida aparecem Governador Valadares, Ipatinga e Coronel Fabriciano, no Vale do Rio Doce, com 15,3% de não-conformidade. O índice, nesse caso, é pouco maior que o dobro da média estadual.

GASOLINA

Mas não só carros a Diesel devem se preocupar em Minas Gerais. A ANP aponta Varginha, Itajubá e Três Corações, como os locais onde foi encontrada a maior quantidade de irregularidades na gasolina no estado, entre janeiro e março. Dos 111 testes realizados, oito tiveram a qualidade reprovada, porque não seguiam a composição determinada pela agência. O índice nesse caso foi de 7,2% de não-conformidade, ou seja, mais de cinco vezes acima da média mineira. Na região de Manhuaçu, a gasolina aparece com apenas 1 amostra fora dos padrões num universo de 117 coletadas.

ÁLCOOL

O combustível com maior nível de irregularidades em Minas é o álcool. O erro mais comum é o teor alcoólico diferente do padrão exigido pela ANP. Esse fato representa 44% dos problemas identificados em todo o país. As cidades onde as amostras apresentaram mais alterações foram Itabira, Caratinga e João Monlevade, onde 23,8% dos testes tiveram resultados negativos.

O volume de amostras rejeitadas é muito superior à média mineira, de 8,7%. O relatório da agência aponta Teófilo Otoni (Vale do Mucuri), Guanhães (Rio Doce) e Almenara (Jequitinhonha) como as segundas colocadas no ranking de pior índice, com 21,8% do álcool fiscalizado irregular.

Manhuaçu, Muriaé e Viçosa aparecem em quarto lugar no ranking de 22 regiões: das 87 amostras, 13 estavam irregulares (15,7%).

Carlos Henrique Cruz - 12/05/07 - 19:21

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.