Portal Caparaó - Semana Jurídica é sucesso na Doctum
Geral

Semana Jurídica é sucesso na Doctum

29/10/2008 - Atualizado em 31/10/2008 23h56

 

Com o tema ‘Direito Penal Militar’, o curso de Direito das Faculdades Doctum – Campus Manhuaçu, promoveu entre os dias 22 e 24 de outubro, a Semana Jurídica. Realizado no Salão de Convenções do Manhuaçu Center Hotel e no Auditório do Colégio Tiradentes, a Semana reuniu centenas de estudantes de todos os períodos, professores, profissionais da área, além de alunos do Curso Técnico de Segurança Pública, militares e convidados.

O objetivo do evento foi promover a interação entre a comunidade acadêmica com renomados profissionais ligados ao Direito, possibilitando ampliar os conhecimentos e apresentar à sociedade temas que envolvam o universo jurídico, discutindo e debatendo-os. A Semana colocou em pauta assuntos expressivos ligados a Justiça Militar. Para isso, a Faculdade Doctum contou com a parceria da Polícia Militar de Minas Gerais, através do 11º BPM.

No primeiro dia, o público foi agraciado com a palestra intitulada “Organização e Competência da Justiça Militar Estadual”, que foi ministrada pelo Presidente do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais, Juiz Cel. Rúbio Paulino Coelho. Durante a palestra ele apresentou o Histórico da Justiça Militar Estadual, a composição da Justiça Militar mineira, a importância da Justiça Militar e as metas para o Biênio 2008/2009. Ele elogiou a iniciativa da faculdade em promover e discutir o Direito Penal Militar. “Fico honrado em estar aqui apresentando a Justiça Militar e poder agradecer a Faculdade Doctum por realizar essa iniciativa ímpar e histórica, pois são poucas as escolas de ensino superior que abrem as portas para debaterem este assunto”, afirma o palestrante.  

A seqüência da Semana Jurídica ficou por conta da participação do Juiz de Direito do Juízo Militar de Minas Gerais, Dr.André Mourão que apresentou o tema “A competência da Justiça Militar estadual: inovações trazidas pela Emenda Constitucional 45/2004” e do Promotor de Justiça do Juízo Militar mineiro, Dr.Paulo Roberto Santos Romero que palestrou sobre a “Atuação do Ministério Público na Justiça Militar Estadual”. “O objetivo de apresentar a JM foi atingido. Fiquei satisfeito da participação efetiva do público que pode conhecer de maneira geral a seriedade e a estrutura da Justiça Militar”, afirma um dos organizadores do evento, Capitão Sérvio Túlio.

Os temas abordados durante os três dias de evento chamaram a atenção dos alunos do curso de Direito. “Além de mostrar a Justiça Militar que ninguém conhecia, as diferenças entre Direito Penal e Direito Penal Militar, soubemos que a área ainda tem poucos profissionais, que há mercado no ramo e que vale a pena investir, pois o leque de oportunidades de trabalho para quem é formado em Direito é grande”, afirma a aluna do 2º período, Kelly Borel.

Segundo a coordenadora do curso, professora Ariete Pontes, um dos destaques da Semana Jurídica da Doctum foi a participação ativa do público. “Promover um assunto até então inédito na região foi gratificante e demonstrou a função social da Doctum que é a interação com a sociedade de Manhuaçu e região. O evento foi de alto nível e quem participou certamente teve uma excelente avaliação”, confirma.

André Luiz Castro - Assessor de Comunicação - Faculdades Doctum – Campus Manhuaçu - 29/10/08 - 20:32

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.