Portal Caparaó - 51 municípios "nasceram" de Manhuaçu
Geral

51 municípios "nasceram" de Manhuaçu

05/11/2008 - Atualizado em 09/11/2008 12h16

 

No aniversário de Manhuaçu, o Portal Caparaó comemora também três anos de existência. A nossa equipe quer agradecer a audiência e apoio de cada internauta, colaborador, parceiro e anunciante nesses 36 meses. São mais de 105 mil acessos únicos por mês, auditados pelo Google Analytics. Como não podia ser diferente, nossa homenagem é com imagens antigas e atuais de Manhuaçu (confira a galeria de fotos) e ainda um mapa que revela os 51 municípios que se emanciparam a partir do antigo "São Lourensso do Manhuassu", nestes 131 anos. E aguarde, em breve novidades no site.  

Emancipado em 1877, o município era composto por uma área territorial equivalente a 18 mil quilômetros quadrados. Para se ter uma dimensão disso basta entender que a divisa começava em Abre Campo e terminava em Conselheiro Pena. Nestes 131 anos, 51 municípios se emanciparam. O primeiro deles foi Caratinga, em 1890. O município tinha praticamente o tamanho de Sergipe ou área superior a muitos países da Europa. Clique no mapa para ampliar

O professor mestre Flávio Mateus dos Santos, defendeu sua tese de mestrado recentemente. Entre outros dados, levantou mapas e informações nos municípios emancipados a partir de Manhuaçu. O mapa elaborado para a pesquisa mostra a dimensão do município há 131 anos.

Equipe Portal Caparaó - 05/11/08 -  11:00 - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.