Portal Caparaó - ACLA comemora nove anos de existência em prol da cultura
Entretenimento

ACLA comemora nove anos de existência em prol da cultura

06/09/2018 - Atualizado em 08/09/2018 11h02

MANHUAÇU (MG) - O Palácio da Cultura de Manhuaçu foi palco da Solenidade Comemorativa dos nove anos de fundação da Academia de Ciências, Letras e Artes de Minas Gerais (ACLA/MG). A noite especial também marcou o ingresso de novos membros na instituição que promove a cultura, as artes e o conhecimento.

O Presidente da ACLA/MG, Fabrício Santos, abriu a sessão dando as boas vindas e destacando a importância da comemoração. Após o hino nacional, vários momentos elevaram a cultura da nossa gente com talentos regionais.

Houve a apresentação musical do “Pai Nosso” com a cantora e atriz Laura Tavares que foi empossada como Sócia Colaboradora Benemérita, a leitura do Acróstico feita pela Vice-presidente da ACLA Grazielle Sabino, a declamação de poesia da acadêmica Beatriz Zappalá Pimentel.

Fabrício Santos ainda fez a entrega das Moções de Congratulações às homenageadas Beatriz Zappalá Pimentel (90 anos), Marta Rodrigues de Aguiar (60 anos) e ao atleta de Jiu-jítsu e campeão mundial, Cleiton Silva Cruz, que também recebeu da FEBACLA o título de “Destaque do Ano”,

Outra parceria importante foi firmada com os membros da Associação Manhuaçuense de Artesãos. Foi firmado acordo de colaboração mútua e haverá exposições em conjunto.

 A solenidade ainda contou com a apresentação do mais novo projeto do acadêmico efetivo Betir Lopes, o livro “Brasílio – O Bandeirante”, bem como, a sua exposição de desenhos e caricaturas. Houve também leitura de poesias em homenagem à ACLA e a uma das homenageadas pelo autor e acadêmico Benoni da Paixão.

PARCERIA

Fabrício Santos também entregou homenagem para a Academia Manhuaçuense de Letras (AML) por seus 26 anos de fundação e uma Moção de Agradecimento a todos os acadêmicos da AML, na pessoa da Vice-Presidente Celeste Maria Fraga de Oliveira, em decorrência do apoio e patrocínio para edição do primeiro livro do acadêmico da ACLA/MG, Betir Lopes.

Fizeram uso da palavra o novo acadêmico efetivo, Luiz Sérgio Pessoa, o Presidente eleito da AML, Sebastião Januário de Moraes, o acadêmico José Geraldo Barbosa, a acadêmica e representante da FEBACLA, Maria Dolores Pimentel, a vice-presidente da AML, Celeste Maria Fraga de Oliveira, e a Secretária Municipal de Cultura e Turismo, Gena Clara, que convidou os presentes a parabenizarem os membros da Família Santos pelos relevantes trabalhos artísticos e culturais.

A sessão solene foi encerrada com o comunicado do Presidente Fabrício Santos sobre a homologação de seu quarto recorde nacional no Rank Brasil.

NOVOS MEMBROS

A cerimônia de posse dos novos Acadêmicos Honorários e Efetivos foi conduzida pelo presidente em momento especial com a entrega do certificado.

Foram empossados: Karla Mageste de Carvalho Matos; Karina Gama dos Santos Sales; Sebastião Fernandes; Leandro Luiz Reis Vieira; Renato Luiz de Souza Bastos; Jaciara Xavier Pereira Ribeiro; Arilson Nobre; Gilson José de Oliveira; Jeane Rodrigues Breder; André Farrath Jaegger de Oliveira; Sirléia da Costa Silvestre Cesar; Fábio Santos de Oliveira; Walter de Souza; Réber Gomes da Silva; Dilma Rezende Lima; Apóstolo Jonas Pereira Gregório; e Luiz Sérgio Pessoa (Acadêmico Efetivo).

Carlos Henrique Cruz - Fotos Waltinho Fotógrafo

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.