Portal Caparaó - Faculdade do Futuro comemora Semana de Enfermagem
Geral

Faculdade do Futuro comemora Semana de Enfermagem

15/05/2007 - Atualizado em 18/05/2007 17h31

Palestras, mini-cursos, apresentações e atividades comunitárias marcaram o sucesso da 4ª Semana de Enfermagem da Faculdade do Futuro, que foi encerrada nesta sexta-feira em Manhuaçu. Direcionado a estudantes e profissionais da área de saúde, o evento foi antecipado para garantir um maior número de palestrantes. O dia do Enfermeiro é 12 de maio.

Durante os cinco dias de atividades, a semana permitiu que os participantes trocassem experiências e adquirissem mais conhecimentos.

“Neste ano de 2007 procuramos seguir a temática sugerida pela Associação Brasileira de Enfermagem que trata da dimensão do cuidado na área de enfermagem. Dividimos os dias em subtemas a partir do assunto central”, explica a coordenadora do curso professora Tatiana Vasques.

Ela conta que além dos cursos durante a tarde e de palestras e debates, profissionais e acadêmicos de Enfermagem apresentaram palestras em escolas da rede pública de Manhuaçu.

“Nas palestras, na terça-feira tivemos a questão dos direitos à saúde, na quarta a abordagem enfocou os aspectos éticos e legais da profissão e na quinta e sexta feira dedicamos a apresentação de projetos de pesquisa dos nossos alunos e na parceria com a UniRio”, resume a coordenadora.

CURSOS RÁPIDOS

Além de trocar experiências e aprofundar seu conhecimento sobre a enfermagem, os futuros profissionais tiveram uma série de cursos de rápida duração ao longo da semana.

Às vésperas da formatura da primeira turma e já com o curso reconhecido, a coordenadora do curso, professora Tatiana Vasques, elogiou o desenvolvimento dos alunos. “É interessante vermos nessas palestras o posicionamento dos alunos sobre os temas. Eu acredito que vai haver um divisor de águas em relação a saúde em Manhuaçu a partir dessa primeira turma. Hoje temos um resultado em que os alunos são formados com um posicionamento crítico muito melhor do que quando eles começaram”, afirmou.

Tatiana destacou a infra-estrutura essencial ao bom desempenho do curso, mas fez questão de destacar mesmo a competência e dedicação do corpo docente. “Temos um grupo comprometido desde a direção aos professores com um ensino de qualidade e comprometido com a região”, finalizou.

A cerimônia inicial teve a presença do diretor da Faculdade do Futuro, professor Flávio Almeida, da vice-diretora professora Beatriz Almeida, da coordenadora geral professora Amaziles Ferreira, da coordenadora do curso de Enfermagem professora Tatiana Vasques Camelo e da coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão professora Milena Guadalupe e professores da instituição.

Segundo o professor Flávio Almeida, o objetivo da Semana de Enfermagem foi atingido. “Foi um momento importante para incentivar a qualificação e a pesquisa acadêmica. Queremos um enfermeiro realmente capacitado, mas nosso foco mesmo é nas ações que a faculdade vai gerando na sociedade com o passar dos anos. É o resultado normal desse desenvolvimento acadêmico e profissional que a instituição coloca no mercado”, destacou.

Carlos Henrique Cruz - 15/05/07 - 08:08

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.