Portal Caparaó - Lançado projeto "Um novo olhar sobre o Rio Manhuaçu"
Agronégocios

Lançado projeto "Um novo olhar sobre o Rio Manhuaçu"

12/11/2008 - Atualizado em 17/11/2008 08h01

 

Pode ser um grande desafio, mas para um grupo de voluntários que está participando do Dia V, dará mais um salto para a busca de solução do Rio Manhuaçu. Um projeto ambicioso foi lançado na manhã de terça-feira, dia 11, na sala de reuniões do Fórum Desembargador Alonso Starling, que objetiva sensibilizar a população manhuaçuense para olhar e cuidar do meio ambiente. O projeto “Um Novo Olhar sobre o Rio Manhuaçu” surgiu das reuniões que vêm sendo realizadas, nos preparativos para o Dia V, que acontecerá dia 7 de dezembro na comunidade São Francisco de Assis (Campo de Aviação).

Representantes dos vários segmentos, que participaram do lançamento do projeto estão acreditando que a parceria estabelecida com várias entidades, será o momento ímpar para encontrar a saída, que venha amenizar os problemas causados no período de chuva intensa.

Para a idealizadora do projeto, Marinês Bragança, as ações a serem desencadeadas são simples, bastando apenas que todas as pessoas unam força para o trabalho que pretende desenvolver no perímetro urbano da cidade. Ela explica que o projeto consiste em limpar a superfície do rio, a iniciar pelo Bairro Engenho da Serra, que sofre com as conseqüências da chuva. “Vamos iniciar no Bairro Engenho da Serra, subir rio acima, até chegarmos à Ponte dos Arcos. Sua implantação será de um ano, já que vamos caminhar por etapa, até que todas as pessoas tenham a consciência de preservar”, ressalta Marinês Bragança.

Duas telas serão instaladas na ponte que dá acesso ao Bairro Engenho da Serra, e no Dia V, será removida toda a sujeira que estiver acondicionada nas telas. Em seguida, o lixo será colocado em um caminhão, que passará na área central da cidade para a população ter conhecimento do que os próprios moradores proporcionam ao Rio Manhuaçu, que a cada dia pede socorro. A proposta é avaliar em cinco dias, o que o rio recebe, para então, fazer a caracterização do lixo.

Para isso, o grupo de voluntários estará contando com estudantes do curso de Gestão Ambiental (Facig), que vão desenvolver ações para encontrar uma solução que venha de encontro ao que está sendo necessário para salvar o rio Manhuaçu.

CUSTO ZERO

Quando se fala em executar um projeto dessa natureza, logo se pensa em gastos e de que maneira as pessoas podem contribuir. Marines Bragança explica que nesse caso, apenas a boa vontade de todos será o combustível principal para a busca do bom resultado. O trabalho voluntário é fundamental na participação efetiva, não jogando lixo e conscientizando a todos a não jogarem o lixo em local inadequado. No dia 7 de dezembro, está sendo preparada também uma surpresa para os participantes que estiverem juntos nessa tarefa. “Estaremos na ponte que liga o Bairro Engenho da Serra ao Bairro Bom Pastor, às 13:00 h. Ali haverá uma grande surpresa a todos”, salienta Marinês Bragança.

A parceria feita com a Polícia Militar, Polícia Civil, COMSEP, Facig e outros órgãos servirá para mostrar que tudo será possível, quando une boa vontade e consciência de que o rio está pedindo por socorro, e a  certeza de que as ações se realizam quando todos vislumbram os mesmos ideais.

Eduardo Satil - 12/11/08 - 19:21 - portalcaparao@gmail.com

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.