Portal Caparaó - 5º Concurso Municipal de Qualidade de Café Santa Margarida
Agronégocios

5º Concurso Municipal de Qualidade de Café Santa Margarida

31/10/2018 - Atualizado em 01/11/2018 09h45

SANTA MARGARIDA (MG) - Aconteceu, no dia 25/10, o evento para premiação do 5º Concurso Municipal de Qualidade de Café de Santa Margarida, promovido pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e EMATER-MG de Santa Margarida, com apoio da Prefeitura de Santa Margarida e Câmara de Santa Margarida. O produtor Eliomar Moreira do Carmo, do Córrego Barroso, foi o primeiro colocado neste ano.

O concurso tem como objetivo incentivar a constante melhoria da qualidade dos cafés produzidos no município, atender à crescente demanda de mercado por produtos diferenciados além de Identificar e premiar os cafeicultores, pela produção de cafés de qualidade.

Várias autoridades estiveram presentes no evento, entre elas, o Prefeito Geraldo Schiavo, o Vice-prefeito Dr. Ilbinelli Santana Otoni, representantes da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente - Secretário George Calinçani, e o Engenheiro Ambiental Alberto Costa Marchal, os vereadores José Lucio Bárbara (Presidente da Câmara), José Ronaldo de Oliveira, Geraldo Rodrigues, Dirceu Alves dos Santos e Phillipe Pimentel Araújo, a extensionista local da EMATER-MG de Santa Margarida, Geralda da Conceição Costa e Elder Machado Dutra, Técnico exclusivo da Programa Certifica Minas Café, além dos coordenadores regionais da EMATER-MG Rodrigo Junqueiro, Edina Fialho e Paulo Roberto Correia.

Marcaram presença no evento os Gerentes do SICOOB Credilivre de Santa Margarida e Ribeirão de São Domingos, o Presidente do SICOOB Credilivre e Presidente do Conselho dos Cafés das Matas de Minas, Sebastião Lopes, o presidente do SINTRAF de Santa Margarida, Genilton Miranda Junior, o assessor do Prefeito Wanderlei Jose dos Santos, o ex-vereador Carlos Roberto Barbara (Neném Barbara), além dos representantes da exportadora de Café Atlantica Coffee.

O evento contou com grande participação dos agricultores e seus familiares, totalizando um público de mais de 120 pessoas.

O Técnico da EMATER – MG, Paulo Roberto Correia, fez uma palestra sobre a importância da certificação de café no processo de melhoria de qualidade do produto, enfatizando o programa Certifica Minas Café, implementado pela EMATER -MG, que viabiliza a certificação de cafés para pequenos produtores.

PREMIADOS

Na etapa final do encontro, foram entregues certificados e prêmios para os 10 produtores com os cafés melhores classificados:

1º Lugar: Eliomar Moreira do Carmo (Córrego Barroso)

2º Lugar: Elieser Carmelito da Silva (Córrego São Félix)

3º Lugar: Romer Horácio de Paula (Ribeirão de São Domingos)

4ºLugar: Valquíria Gonçalves Bastos (Córrego São Félix)

5º Lugar: Joaquim Carmelito da Silva (Córrego São Felix)

6º Lugar: Roberto Carlos da Silva (Córrego Bom Jardim)

8º Lugar: Maria Christina N. Cesar (Córrego Bom Jardim)

9º Lugar: Rosangela Moura Alves (Córrego São Felix)

10º Lugar: Júlio Moura (Córrego São Felix)

Texto Mara Rúbia - Fotos JA Informática Fotos

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.