Portal Caparaó - Feira da Agricultura Familiar será sexta e sábado no Parque de Exposições
Agronégocios

Feira da Agricultura Familiar será sexta e sábado no Parque de Exposições

21/11/2018 - Atualizado em 26/11/2018 13h30

MANHUAÇU (MG) - O final de semana será movimentado em Manhuaçu com a realização da Feira da Agricultura Familiar, nesta sexta-feira e sábado, 23 e 24/11, no Parque de Exposições da Ponte da Aldeia. Rodada de negócios, palestras, atrações culturais, praça de alimentação e cupping (degustação) de café, entre outras atividades marcarão a programação do evento.

Na sexta-feira, a programação terá início a partir do meio-dia, e, no sábado, pela manhã, a partir de 9h, prosseguindo durante todo o dia.

A Prefeitura de Manhuaçu é parceira na realização deste importante evento que tem a proposta de fortalecer a geração de renda para as inúmeras famílias rurais que residem no município, juntamente com a UNICAFES, EMATER-MG e COORPOL. Também apoiam a iniciativa a Cresol, Governo de Minas Gerais, SENAR-MG, Sintram, Associação de Mulheres de Vila de Fátima e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Manhuaçu.

O Secretário de Agricultura, Flânio Alves, destaca que a Prefeita Cici Magalhães tem priorizado ações nas comunidades para que as famílias tenham condições de produzir e comercializar mais. "Com participação ativa em encontros como Dias de Campo e nas reuniões comunitárias, a Prefeita sabe da importância deste trabalho para a população do meio rural e nos incentiva. Isto é bom para a economia local e para os agricultores de Manhuaçu, onde a maioria dos integrantes das famílias trabalha nas lavouras situadas em suas propriedades", relata.

Programação

Na sexta-feira, a partir do meio-dia, haverá rodada de negócios com gestores públicos. A solenidade oficial de abertura ocorrerá às 14h, com a presença de autoridades.

Às 15h, será realizada a final do Concurso de Qualidade dos Cafés da EMATER-MG/ Regional Manhuaçu, em seguida, atrações culturais e Cupping do Café.

No sábado, a programação começa mais cedo, a partir das 9h, com a palestra ‘Energia Solar’, ministrada pelo especialista Witer de Morais (Rede Sol).

Às 9h20, será apresentada a palestra ‘Desafios e perspectivas da agricultura, diversificação, produção programada e escalonamento’, ministrada pelos especialistas Georgeton Silveira (EMATER-MG) e Eulália de Lima Gomes (Coord. da Central de Abastecimento da Agricultura Familiar e Urbana do Banco de Alimentos da Prefeitura de Belo Horizonte).

Às 10h30, serão disponibilizadas oficinas de trabalho com os temas: Formação de preço de venda (EMATER-MG), Material reciclado de café (SENAR-MG) e Manejo de solos e pragas em sistemas agroecológicos (IF – Instituto Federal).

A programação prossegue após o almoço, com palestra às 13h evidenciando ‘Desafios da Alimentação na Atualidade’, ministrada pela Nutricionista da Alimentar, Dra. Paola Braga de Oliveira.

Ainda durante a tarde, haverá nova rodada de negócios, envolvendo gestores privados, além da exposição de produtos da Agricultura Familiar.

Secretaria de Comunicação Social

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.