Portal Caparaó - Café da Fazenda Carmelito é referência de qualidade nas Matas de Minas
Agronégocios

Café da Fazenda Carmelito é referência de qualidade nas Matas de Minas

22/11/2018 - Atualizado em 26/11/2018 13h22

SANTA MARGARIDA (MG) - A qualidade do café da Fazenda Carmelito, em Santa Margarida, é destaque mais uma vez. A propriedade, premiada em vários concursos, entrou em definitivo na rota dos cafés especiais e recebeu a visita de missão organizada pelo Sebrae-Minas e pelo Conselho das Entidades do Café das Matas de Minas e Fundação Hanns R. Neumann. O trabalho dedicado do produtor Eliéser Carmelito e de seus familiares se tornado referência.

Na semana passada, durante a “Trip to Origin” (Visita à origem), torrefadores e compradores de café de países da América, Europa e Ásia Esteve visitaram a propriedade do senhor Eliéser Carmelito para conhecer o manejo do café da fazenda Carmelito em Santa Margarida. Eles estiveram nas lavouras para conhecer como é feito este trabalho de colheita e pós-colheita  e o trabalho final no terreiro suspenso e estufas. Foram somente quatro propriedades em toda a região: Caratinga, Araponga e Martins Soares.

Durante a visita, Eliéser Carmelito aproveitou a presença especial e inaugurou a sala de prova da propriedade e realizou um cupping (degustação) com os participantes provando cafés de altíssima qualidade da região Matas de Minas.

O evento teve a presença de Gustavo, Beatriz e Máximo Ochoa da Hanns Neumam, Sérgio D'alessandro, Sebastião de Lourdes Lopes (Conselho das Matas de Minas), Kaina (Café Hot), Manoel e Ademir, da Coocafé, Amara, Leny e Isaura e os provadores Tierse Viana e Vicente e vários visitantes, inclusive amigos produtores de Santa Margarida e região.

CAFÉ RECONHECIDO

A Fazenda Carmelito é reconhecida pelos bons cafés. Eles são assistidos pelo Senar Minas no programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG Café) e, entre as últimas premiações, conseguiram boas colocações no 5º Concurso de Qualidade de Café – Projeto Regional Força Café, da Hanns R. Neumann Stiftung do Brasil. Elieser Carmelito da Silva conquistou o primeiro lugar na Categoria Natural – Geral, com 86,75 pontos. Ele também garantiu o segundo lugar na categoria natural da região das Matas de Minas e a terceira colocação na categoria Cereja Descascado – Geral. O café da esposa de Elieser, Rosângela Moura Alves, também ficou bem posicionado: 4º lugar no geral de Cereja Descascado, 3º na categoria natural das Matas de Minas e 7º no geral da categoria Natural.

Elieser e o irmão trabalham juntos, e o Café Fazenda Carmelito é cultivado em Santa Margarida, no Córrego São Félix. Os de qualidade ficam em altitude entre 1000 e 1300 metros. A família já tem tradição em premiações em concursos. Além do Força Café, já conseguiu vencer ou ficar entre os finalistas em concursos da Emater, Coocafé e o Coffee of the Year.

“É um orgulho muito grande. Desde 2014 estamos conseguindo boas colocações. Investimos os recursos de prêmio que temos conquistado em construções na propriedade, como a instalação de estufas. No ano passado, com o dinheiro fruto da colocação do café da minha esposa, iniciamos a construção desse laboratório, que é um espaço de prova e para receber os visitantes”, contou Elieser.

Carlos Henrique Cruz - carlos@portalcaparao.com.br

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.