Portal Caparaó - Banda do 11º BPM recebe instrumentos
Entretenimento

Banda do 11º BPM recebe instrumentos

19/11/2008 - Atualizado em 21/11/2008 08h25

O governador em exercício Antonio Anastasia entregou, nesta terça-feira (18), na Academia de Polícia Militar, em Belo Horizonte, um conjunto de 255 instrumentos musicais à Orquestra Sinfônica e a outras agremiações musicais mantidas pela Polícia Militar de Minas Gerais, entre elas 19 bandas que atuam na capital e no interior do Estado. A Banda de Música do 11º BPM recebeu dois clarinetes semi-profissionais, um saxofone alto semi-profissional, um trombone tenor semi-profissional e um bombardão - tuba.

O Governo de Minas investiu R$ 605 mil na compra dos instrumentos, renovando a capacidade musical das agremiações que realizam um importante trabalho de aproximação da corporação com a comunidade. “É importante esse movimento, essa iniciativa, porque é a primeira vez que o Estado faz uma compra consolidada, entregando instrumentos não apenas para a Orquestra Sinfônica da polícia e para as bandas de Belo Horizonte, mas também para atender as 17 bandas do interior”, disse o governador.

PREVENÇÃO E LAZER

Anastasia afirmou que, através da música, a PM mineira também contribui para difundir o espírito cívico e para levar cultura, lazer e entretenimento à população. “As bandas fazem parte do cotidiano, da tradição, da história de Minas. A atividade cultural da orquestra e das bandas da PM é preventiva, mas também de civismo, de valorização dos nossos símbolos pátrios, por meio da divulgação de nossos hinos, da realização das cerimônias cívicas em cada município de Minas”, disse ele.

COMPROMETIMENTO

O Tenente Ruiter, regente da banda do 11º BPM, disse que a renovação dos instrumentos mostra o grau de comprometimento do Governo de Minas com questões que aliam segurança pública preventiva e cultura. "Em suas apresentações a banda promove a interação entre as comunidades e a Polícia Militar, resultando em um agente facilitador de um convívio harmonioso e favorecedor das ações e operações de

segurança pública", diz o oficial.

Durante a solenidade, o governador em exercício assistiu à apresentação da Grande Banda da PM, formada por músicos das duas bandas que atuam em Belo Horizonte. A Orquestra Sinfônica também se apresentou, com Radetzky March, de Strauss, e Ballet Music, de Charles Gounod.

A cerimônia contou com a presença do comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Hélio dos Santos Júnior, do chefe do Gabinete Militar do Governador, coronel Eduardo Martins de Sousa, do assistente militar da Vice-governadoria, coronel Luiz Carlos Dias Martins e do comandante da Academia de Polícia Militar, coronel Odilon de Souza Couto.

CONCERTO DE NATAL EM MANHUAÇU

Os novos instrumentos já foram entregues aos militares da banda em Manhuaçu. A corporação já se prepara para o Concerto de Natal, que acontece no dia 18 de dezembro, no Centro Cultural João Bracks.

Carlos Henrique Cruz - Com informações e fotos da Agência Minas e do 11º BPM - 19/11/08 - portalcaparao@gmail.com 18:01 - Foto Omar Feres/Ag Minas

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.