Portal Caparaó - Aluna manhuaçuense é premiada em concurso do Ministério Público do Trabalho
Geral

Aluna manhuaçuense é premiada em concurso do Ministério Público do Trabalho

05/12/2018

MANHUAÇU (MG) - Aluna do 5º ano da Escola Municipal Joaquim Vieira Muniz, localizada no Córrego da Raiz – no distrito de Ponte do Silva, em Manhuaçu, Larissa dos Santos Souza foi premiada em Belo Horizonte no Concurso sobre trabalho infantil, promovido pelo Ministério Público do Trabalho. Ela conquistou a 3ª colocação na categoria Contos, na etapa estadual.

No intuito de estimular a participação de estudantes manhuaçuenses neste concurso e de aprofundar os conhecimentos sobre o tema em salas de aula, a Prefeitura de Manhuaçu, por meio do trabalho dedicado da Pedagoga Lenir Andrade de Miranda (Secretaria de Educação) e do Psicólogo José Geraldo da Costa (Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social), desenvolveu previamente o Projeto ‘A Escola no Combate ao Trabalho Infantil’ nas escolas da rede municipal.

Dois trabalhos de educandos de Manhuaçu foram inscritos para a etapa estadual do Concurso. Um deles na categoria alunos dos 4º e 5º anos, e, o outro, na cat. 6º e 7º anos do Ensino Fundamental.

As modalidades foram: Conto, Poesia, Esquete Teatral, Música, Desenho e Curta – Metragem. A competição dividiu-se em três etapas: Municipal, Estadual e Nacional.

Na fase municipal, cada escola enviou um trabalho em cada categoria para a SMEM (Secretaria Municipal de Educação), totalizando 37 trabalhos. A partir daí, uma equipe selecionou os 1º lugares em cada categoria para participar da etapa Estadual.

Na etapa estadual, os trabalhos selecionados dos alunos manhuaçuenses concorreram com aqueles produzidos por estudantes das demais cidades mineiras, disputando os três primeiros lugares.

Já a etapa Nacional engloba os primeiros lugares de cada Estado, em cada modalidade, com premiação também para os três primeiros lugares.

Em Minas Gerais, o Prêmio MPT na Escola/2018 recebeu mais de 150 inscrições, provenientes de 32 cidades de diferentes regiões do Estado. A proposta foi sensibilizar a sociedade, quanto aos malefícios do trabalho precoce, que ainda vitima tantas crianças e adolescentes no Brasil.

Com dez anos de idade, Larissa é filha de Maria Lúcia dos Santos Souza e de Fabiano dos Santos Souza.

A brilhante aluna é orientada pela professora e coordenadora da escola, Maria das Graças Knupp Muniz. Ambas foram à capital mineira participar da solenidade de premiação, acompanhada da Secretária Municipal de Educação, Luizaura Januário, e da Pedagoga Lenir. ‘Foi um trabalho gratificante. Dentre em breve, os alunos que tiveram seus trabalhos classificados em primeiro lugar na Etapa Municipal, serão premiados em solenidade especial’, mencionou Lenir.

“Parabenizamos a todos os alunos e professores pelo brilhante trabalho executado, em vista dos excelentes trabalhos apresentados. Agradecemos a todas as participações e o envolvimento das escolas e da pedagoga Lenir pelo empenho na execução de todo o processo e pelo aprendizado em favor na vida das crianças e adolescentes. Com a atenção e empenho total da Prefeita Cici Magalhães, conseguimos alavancar projetos importantes, visando a melhoria constante no aprendizado na rede municipal. Manhuaçu se destaca mais uma vez, a exemplo de 2017, quando a Administração conquistou premiação junto ao FNDE, em Brasília”, pontuou a Secretária Luizaura.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.