Portal Caparaó - Projeto Anjo da Guarda comemora resultados de 2018
Geral

Projeto Anjo da Guarda comemora resultados de 2018

10/12/2018 - Atualizado em 11/12/2018 08h26

MANHUAÇU (MG) - Cerca de 100 alunos do tempo integral da Escola Estadual João Xavier da Costa participaram na noite do ultimo sábado, do encerramento do Projeto “Anjo da Guarda” 2018. Onde na oportunidade os alunos puderam vivenciar momentos de emoção ao conhecer os seus “Anjos da Guarda”, que durante todo o ano, puderam lhes proporcionar momentos de alegria.

De acordo com Ana Maria de Freitas, diretora do educandário, o projeto visa o apadrinhamento de cerca de cem alunos, que estudam em período integral. “Atualmente, a escola tem em média quase 500 alunos e ela atende 100 estudantes em período integral. Esses estudantes ficam na escola durante dez horas e recebem cerca de quatro refeições diárias. O projeto consiste em atitudes por partes de voluntários, que ficam incumbidos de estarem auxiliando as crianças, durante todos os meses. Seja através do envio de produtos que a favoreçam como kit de materiais escolares ou higiênicos”.

Apesar da escola ainda ter crianças vulneráveis em relação a sociedade, Ana Maria de Freitas, comenta que a comunidade tem demonstrado apoio as atividades desenvolvidas pela escola, seja através de encontros de pais, assembleias, ou reuniões com alunos. Ela ressalta que ainda existem famílias a margem das atividades escolares, mas trabalhos e projetos sociais tem como foco trazer essas pessoas para um convívio dentro da instituição.

A Coordenadora do Projeto, a Professora Amanda Maria de Oliveira, faz uma reflexão da atuação da sociedade junto ao trabalho desenvolvido pela escola. Segundo ela, o projeto anjos da guarda superou as expectativas dos educadores, tendo em vista a quantidade de pessoas que tem demonstrado interesse pelo projeto. Entretanto, neste primeiro momento a iniciativa estará contemplando os 100 alunos do período integral. Mas a sensibilização da comunidade perante o bem-estar dos estudantes torna-se um suplemento para futuros projetos sociais desenvolvidos pelos educadores da Escola Estadual João Xavier da Costa.

A presença do “Anjo” no encerramento do projeto é um momento muito esperado pelas crianças, que ficam ansiosos para saber quem são as pessoas que durante todo o ano, mesmo anônimas estiveram presentes e suas vidas. “Olha este é um momento mágico na vida destas crianças, mas infelizmente muitos “Anjos” não puderam comparecer, por um motivo ou outro”. Comenta.

“A emoção de estar presente neste momento é indescritível, o brilho no olhar de cada criança é contagiante”, disse o advogado e assessor jurídico Danilo Barbosa foi um dos “Anjos da Guarda” a adotar um dos alunos da Escola João Xavier da Costa.

Para o advogado a contribuição financeira é tão irrisória, cerca de R$ 10 reais por aluno e o retorno é muito grande. “Exatamente, eu faço um apelo a quem puder ajudar de alguma forma, basta procurar a escola, pois ajudamos com tão pouco, apenas dez reais por mês e isso faz muita diferença na vida dessas crianças”, finaliza.

Jailton Pereira - jailton@portalcaparao.com.br

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.