Portal Caparaó - UniFacig inaugura clínica universitária
Geral

UniFacig inaugura clínica universitária

11/12/2018 - Atualizado em 11/12/2018 08h14

MANHUAÇU (MG) - Com arrojada arquitetura e equipamentos médicos e odontológicos de alta tecnologia, foi inaugurada em Manhuaçu, na noite de quinta-feira, 06/12, a Clínica Universitária da UNIFACIG, no edifício Rayan Pereira Duvanel.

Prestigiada por autoridades e convidados de toda a região, a requintada cerimônia foi marcada ainda pelo anúncio oficial da expansão da instituição de ensino que, reconhecida pelo Ministério da Educação, é elevada de faculdade para Centro Universitário.

Com investimento de R$ 6 milhões, a estrutura possui três andares e 1.800 m² de área. A construção é sustentável, com aproveitamento da água utilizada e da chuva. Além disto, toda a iluminação é à base de lâmpadas de LED. As obras ocorreram com total acompanhamento dos professores da instituição.

Nos três pavimentos, a qualidade e a tecnologia impressionam. A clínica é integrada por 34 consultórios odontológicos, consultórios médicos, consultórios de ginecologia e de psicologia, além de laboratórios de habilidades, simuladores de prática, salas de procedimentos em enfermagem e dez aparelhos de Raios-X odontológicos. Um dos destaques, o robô simulador obstétrico prepara o aluno para situações reais, ainda em sala de aula. Os ambientes de estudos foram planejados para estimular a metodologia ativa de ensino.

Ao se pronunciar, o Diretor Presidente da UNIFACIG, Thales Reis Hannas, destacou a importância deste investimento para a formação dos alunos das áreas de Saúde, especialmente Medicina, Psicologia e Odontologia, e a interação com a população, a partir dos atendimentos que serão disponibilizados com o acompanhamento dos professores dos cursos. 

A clínica visa a realização de práticas interdisciplinares e centro de saúde integrado ao ensino e pesquisa. O empreendimento fará parte da rede conveniada ao SUS, o que possibilitará atendimento gratuito à população.

A Secretária de Saúde de Manhuaçu e professora do centro universitário, Karina Gama dos Santos Sales, destacou o papel social que a Unifacig desempenha no município e nas cidades vizinhas. Karina também é presidente do COSEMS/ Regional Manhumirim (Conselho dos Secretários Municipais de Saúde).

A médica e professora do curso de Medicina, Pediatra Dra. Gladma Rejane Ramos Araújo da Silveira, também se pronunciou e conduziu a homenagem ao saudoso aluno Rayan Pereira Duvanel, que este ano foi vítima fatal de acidente automobilístico na rodovia. Foi um momento de grande comoção, em que os familiares de Rayan foram convidados à frente para receber um abraço fraterno dos universitários, que eram seus colegas de curso. Emocionados, os pais de Rayan agradeceram à direção da Unifacig e aos alunos, professores e coordenação do curso pelas homenagens e a lembrança. O novo prédio recebe o nome do homenageado.

Entre os presentes ao evento, os pais de Thales, Dr. Michel Hannas e D. Iêda; a Prefeita de Manhuaçu, Cici Magalhães, Gerente Regional de Saúde da GRS/Manhumirim, Ronaldo Lopes Corrêa, secretários de saúde de municípios vizinhos, médicos, dentistas, representantes de diversos segmentos sociais, além da direção, coordenação, professores e universitários. 

Thomaz Júnior

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.