Portal Caparaó - Cerimônia emocionante encerra o 12º Concurso Coocafé Qualidade Regional
Agronégocios

Cerimônia emocionante encerra o 12º Concurso Coocafé Qualidade Regional

18/12/2018

LAJINHA (MG) - Produtores de várias cidades foram premiados com os melhores cafés da região durante o encerramento da 12ª edição do Concurso Coocafé Qualidade Regional. Realizada no dia 05/12, em Lajinha, a cerimônia recebeu cooperados e seus familiares, parceiros comerciais e institucionais, conselho administrativo e fiscal e colaboradores da cooperativa.

O evento teve início com a exibição de três vídeos da cooperativa, que foram encerrados com o batuque da Fanfarra Cultura do Som, projeto que é patrocinado pela Coocafé e Sicoob Credicaf, tem transformado a vida de jovens da Escola Estadual Hermínia Ribeiro de Souza da comunidade do Prata (Lajinha/MG). Eles fizeram uma belíssima apresentação com instrumentos de percursão e sopro.

A aluna Rayane Nobre, integrante da fanfarra, foi a mestre de cerimônia da noite e deu boas vindas a todos; em seguida, a cooperada Marinês Aguiar conduziu todos os convidados na oração.

Após a execução do hino nacional, o Diretor Presidente da Coocafé, Fernando Cerqueira, parabenizou os cooperados finalistas e falou sobre o trabalho da cooperativa ao longo dos anos para incentivar e ajudar os produtores a fazer café de qualidade e agradeceu também aos parceiros por contribuir para que esse concurso chegasse à 12ª edição.

O superintendente técnico-comercial Waldir Francese Filho falou sobre os trabalhos realizados juntos aos cooperados e sobre a evolução da região no quesito qualidade.

O Q-grader da Coocafé, Silas Carlos, explicou sobre o processo de classificação. Ele disse que nessa edição, além dos provadores da cooperativa e Reginaldo Rodrigues, que já acompanha o Concurso desde o 2º, os q-graders da Louis Dreyfus Company e Nestlé também participaram em 2018.

Foram exibidas também as entrevistas realizadas no dia da prova dos cafés inscritos, onde os árbitros falaram sobre os critérios de avaliação e sobre as características dos cafés inscritos nessa edição. Após a exibição do vídeo com os finalistas, os gerentes de captação de café e comercial, respectivamente Adriano Costa e Luiz Andrade, deram início a premiação dos 20 melhores de cada categoria, Natural e Cereja Descascado.

Durante as premiações os parceiros comerciais puderam falar sobre a parceria com a Coocafé e destacar a importância de ações como esta, que fortalece o vínculo cooperado e cooperativa e também cooperativa e parceiros.

Na categoria Cereja Descascado, o cooperado Antônio Luiz Zulcom, atendido pela filial de Iúna/ES, recebeu o prêmio de primeiro lugar. E na categoria Café Natural, participando pela primeira vez em um concurso, o cooperado Tadeu Alves Fonseca de Lajinha/MG, levou para casa o primeiro lugar.

Todos os cooperados foram reconhecidos pela participação e todos ficaram extremamente felizes com mais um Concurso, que distribuiu mais de 40 mil reais em prêmios e mais uma vez a Louis Dreyfus Company arrematou os cafés finalistas. Após as premiações, todos se confraternizaram com um jantar ao som da dupla Marcos & Willian.

O 12º Concurso Coocafé Qualidade Regional tem o apoio das seguintes empresas: Nescafé, Sucafina, Sicoob Credicaf, Louis Dreyfus Company, Fertilizantes Heringer, Syngenta, Palini & Alves, Neoplastic e Husqvarna.

Confira abaixo a lista de acordo com as premiações:

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.