Portal Caparaó - 120 produtores participam do Encontro dos Cafeicultores das Matas de Minas
Agronégocios

120 produtores participam do Encontro dos Cafeicultores das Matas de Minas

19/12/2018 - Atualizado em 19/12/2018 12h20

MARTINS SOARES (MG) - Cerca de 120 produtores de toda a região participaram do Encontro de Cafeicultores da Região das Matas de Minas. Neste ano, o evento foi sediado no Centro Experimental de Café do Grupo Heringer em Martins Soares.

Realizado pelo Conselho das Entidades do Café da Região das Matas de Minas, o encontro chega a sua quarta edição se consolidando no calendário da região. Para o presidente do Conselho, Sebastião de Lourdes Lopes, o evento superou expectativas. "Tivemos diversificação de temas, abordando pontos relevantes para a cafeicultura contando com a participação de cerca de 120 pessoas nas palestras e no painel sobre qualidade. Foi uma troca de experiências positiva, ainda mais para avaliar o excelente ano de 2018", realçou.

Na opinião da técnica da microrregional do Sebrae-MG, Ereni Emerick, os bons resultados deste ano, como a questão da implantação do selo de rastreabilidade e a premiação em vários concursos de qualidade mostram que a região das Matas de Minas está no caminho certo. "Acreditamos que conseguimos crescer, recebemos missões, divulgamos a marca e a qualidade do café das Matas de Minas e esperamos ainda mais resultados em 2019", apontou.

O encontro deste ano teve duas palestras na primeira parte. O Coordenador de Promoção Mercado Nacional e Internacional da Federação do Café do Cerrado Mineiro, Gustavo Guimarães, falou sobre as Tendências e Perspectivas para o Mercado de Cafés de Origem Controlada. Em seguida, Consultor de Qualidade e Produtor Sergio Cotrim D´AIessandro  fez uma relação com o tema Qualidade e Origem Controlada da Região das Matas de Minas.

Um painel com a participação de convidados, integrantes da cadeia produtiva do café, contou experiências e resultados no painel “Qualidade e Origem Controlada - Da Lavoura à Xícara”.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.