Portal Caparaó - Aulas da rede municipal de Manhuaçu iniciam dia 11 de fevereiro
Geral

Aulas da rede municipal de Manhuaçu iniciam dia 11 de fevereiro

07/02/2019 - Atualizado em 07/02/2019 16h07

MANHUAÇU (MG) - Mesmo diante das dificuldades que atravessam as cidades mineiras, devido à crise instalada em todo o estado, na próxima segunda-feira (11) as aulas da rede municipal de ensino retornam. A data foi definida após reunião realizada nesta quarta-feira (6).

De acordo com a prefeita de Manhuaçu, Cici Magalhães, o início do ano letivo é importante e estará sendo feito com muito sacrifício. “Estamos fazendo um sacrifício diante das dificuldades financeiras do Estado de Minas Gerais ao darmos início às aulas. Quero destacar que do Norte de Minas e dos Vales do Mucuri e Jequitinhonha sequer conseguiram recursos para quitar o transporte escolar ou salário dos servidores da Educação”, explicou.

Apesar disso, e mesmo sendo solidário aos demais municípios que atravessam esta grave crise, a prefeita afirma que não é justo sacrificar o ano letivo de alunos e professores da rede pública municipal. “Mais de 95% dos funcionários da nossa educação são efetivos. Não é justo oferecer o transporte público aos alunos, remunerar nossos servidores e deixa-los em casa”, completou a prefeita.

Ainda segundo a chefe do poder Executivo, o governador Zema não cumpre com o que prometeu em novembro do ano passado e janeiro deste ano. Os recursos não estão sendo repassados. Para se ter uma ideia, o transporte escolar tem um custo para o município de aproximadamente R$ 450 mil. Porém, Manhuaçu recebe dez parcelas de R$ 140 mil apenas.

“Contamos com a colaboração dos pais dos alunos também. No ano passado, o governador atrasou alguns repasses, mas ainda tínhamos um pouco de reserva. Hoje, não temos mais. Estamos, literalmente, esticando o cobertor para que possamos seguir com o ano letivo da melhor maneira possível”, concluiu a prefeita de Manhuaçu.

Para que as aulas retornem, a secretária de Educação, Luizaura Januário, convocou reunião com diretores e coordenadores no dia 31 de janeiro. O objetivo à época foi deixar os funcionários a par do que estava acontecendo e organizar o ano letivo em casa escola. “Estamos prontos para receber nossas crianças. Vamos dar o nosso melhor para que o ano letivo não seja prejudicado, mesmo com todas as dificuldades”, comentou Luizaura.

Secretaria de Comunicação Social

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.