Portal Caparaó - Simpósio para Produtores BSCA Micro Region Showcase Caparaó
Agronégocios

Simpósio para Produtores BSCA Micro Region Showcase Caparaó

19/02/2019 - Atualizado em 19/02/2019 10h23

ALTO CAPARAÓ (MG) - Acontece em Alto Caparaó, de terça até quinta, 21 de fevereiro, um grande evento voltado à capacitação e comercialização de cafés especiais.Haverá cursos e palestras com os principais nomes do cenário mundial.

Desde 2017, a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) tomou a iniciativa de valorizar os cafés brasileiros de colheita tardia, colhidos depois de outubro, como forma de reconhecer a excelente qualidade desses grãos. Este ano, a entidade, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), vai além e mira os nanolotes desses “cafés butiques” ao anunciar a realização do "Programa Destaque BSCA Micro Region Showcase".

A programação super rica com grandes palestrantes contempla desde temas ligados ao manejo do solo até gastronomia. Técnicas de fermentação, genética de varietais, venda direta para consumidor e cafeterias são alguns dos assuntos que serão abordados.

A participação na competição é aberta a todos os nanolotes de café da espécie “Coffeaarabica” produzidos no Brasil em 2018, colhidos a partir de outubro e que tenham sido cultivados nas origens produtoras das Matas de Minas, Espírito Santo ou Bahia em qualquer altitude; nas demais áreas do cinturão cafeeiro nacional, desde que produzidos em altitudes a partir de 1.200 metros; e cujos produtores ou propriedades não tenham participado da Fase Internacional do “CupofExcellence – Brazil 2018”.

Os cafeicultores interessados puderam inscrever uma amostra (CPF ou CNPJ), assim como cada propriedade pode contar também com uma amostra participando da competição.

As amostras inscritas passaram por uma triagem, quando um grupo de avaliadores qualificados dos diversos membros parceiros da BSCA as analisou quanto a tipo, cor, aspecto, umidade, defeitos e qualidade da bebida. Os nanolotes que obtiverem nota 88 ou mais na escala de zero a 100 da competição passarão – limitado aos 40 melhores classificados – para o "Encontro com Compradores", onde pelo menos 20 especialistas de reputação internacional analisarão esses cafés butique e definirão os vencedores.

Aos lotes selecionados será concedido o direito de participar do exclusivo leilão presencial, que ocorrerá no dia 21 de fevereiro, em Alto Caparaó.

De acordo com a diretora da BSCA, Vanusia Nogueira, a Associação manterá iniciativas que valorizem os frutos de colheita tardia no Brasil, pois possuem qualidade excepcional. “Esses cafés butique possuem características excepcionais e alcançam um padrão de qualidade incrível. Porém, por iniciarem o pós-colheita somente a partir de outubro, acabam ficando de fora dos principais concursos de qualidade, como o CupofExcellence. Como instituição, auxiliamos na garimpagem dos cafés mais espetaculares do país e é devido a isso que sempre realizaremos iniciativas como o Programa Destaque, pois todos os grãos excepcionais merecem ter sua qualidade evidenciada e valorizada, agregando valor a toda cadeia produtiva”, comenta.

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.