Portal Caparaó - Entidades discutem poda e supressão de árvores em Manhuaçu
Geral

Entidades discutem poda e supressão de árvores em Manhuaçu

20/02/2019

MANHUAÇU (MG) - Representantes de entidades voltadas à limpeza, obras e meio ambiente se reuniram nesta segunda-feira (18) e discutiram a respeito do processo de poda e supressão de árvores no perímetro urbano de Manhuaçu. Na zona rural, a responsabilidade é do Instituto Estadual de Florestas (IEF). O objetivo também foi levantar propostas para organização e melhoria da atividade, bem como apontar sugestões de normatização.

Durante a reunião, o secretário de Agricultura, Flânio Alves, explicou como funciona atualmente o processo de poda e supressão de árvores no perímetro urbano. “Além disso, sugeri a criação de uma equipe capacitada para realizar a execução dos serviços de corte. Neste sentido, o coordenador da Defesa Civil disponibilizou funcionários para compor a equipe, que deverá trabalhar mediante convocação da Secretaria de Meio Ambiente”, explicou Flânio.

O presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente, Kildaire Brandão, ressaltou a importância da capacitação para que a qualidade e saúde das árvores não sejam comprometidas, principalmente pelas podas. “Para tanto,recomendamos que a equipe de execução das atividades seja integrada por quatro pessoas”, completou.

Os presentes também sugeriram um planejamento e o cronograma para organizar todo o processo de poda, supressão e manutenção de praças e jardins. Os trabalhos irãoconsiderar estações do ano, ciclos de desenvolvimento das árvores, melhor horário e dia da semana, entre outros critérios a serem considerados.

Ao final da reunião, os representantes das entidades traçaram metas e ações para cada um dos setores envolvidos, a serem realizadas em até 60 dias. Dentre elas, Energisa e IEF irão disponibilizar a capacitação de poda e supressão de árvores urbanas, e treinamento para o manuseio dos equipamentos.

Além disso, SAMAL e Secretaria de Obras disponibilizarão os equipamentos e os funcionários. Secretaria de Meio Ambiente e Conselho Municipal de Meio Ambiente desenvolverão o cronograma e o planejamento das ações.

Secretaria de Comunicação Social

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.