Portal Caparaó - Tenente Amilton fala a vereadores na Câmara de Manhumirim
Segurança

Tenente Amilton fala a vereadores na Câmara de Manhumirim

02/03/2019

MANHUMIRIM (MG) - A 29ª Companhia de Polícia Militar e o pelotão responsável pelo policiamento em Manhumirim está novamente tendo à frente Tenente Amilton José Dias.

Após 3 anos em Manhuaçu, tendo trabalhado aqui de 2012 a 2017, volta agora e com ele a boa prática de ir ao Legislativo conversar com a sociedade sobre os trabalhos, afinal como dizia o velho guerreiro Chacrinha, “quem não se comunica, se trumbica”.

No cargo assumido a responsabilidade de liderar o trabalho de cinco comarcas, incluindo Lajinha, Mutum e Espera Feliz. Em visita à Câmara ele falou na tribuna sobre Carnaval, perturbação do sossego, as cavalgadas, os maus-tratos aos animais, a necessidade das câmeras de vigilância pela cidade e o trabalho em tempos de crise financeira do Estado.

Carnaval

Na tribuna ele contou que a maioria das prefeituras não vai fazer o Carnaval. Aqui em Manhumirim o Município não vai poder investir, mas o Bloco Mula Atômica, que é da iniciativa privada vai ter sua programação. “Este bloco nunca deu problema para a PM e a gente luta por um Carnaval mais tranquilo possível”, disse o Tenente e explicou que a preocupação é com o limite de horário.

“Temos que pensar na condição física dos Militares que se eles virarem a noite não têm condições de trabalhar no dia seguinte. Se a festa vai até às 4 da manhã, tenho que manter policiamento até o pessoal ir para suas casas e isto chega até às 5 horas”, explicou.

Ele também contou que mesmo sem ter festa realizada pela prefeitura as pessoas saem e tem gente que vai para casa embriagado quebrando garrafa, derrubando lixeiras, gerando problemas e é preciso fazer o patrulhamento.

“A ideia seria ter um horário limitado, mais adequado, com tempo máximo para a música e o pessoal ir para casa mais cedo. Temos que pensar na segurança pública”, defendeu.

Outra questão apontada por ele é que a cidade recebe muita gente de fora que compra no comércio, vai às cachoeiras e a segurança tem de ser garantida durante o dia.

O vereador Mário Junior disse que foram feitos dois decretos diferentes pela Prefeitura e isto não deixou as regras para o Carnaval muito claras para os comerciantes. “Penso que a falta de comunicação e notificação com todos os interessados dificulta o trabalho da PM.”

Tenente Amilton disse que a PM não tem competência para falar sobre este assunto que é do Executivo Municipal e explicou que não podem fiscalizar alvará, por exemplo, mas informar a prefeitura sobre a falta de respeito ao alvará e encaminhar a situação ao setor competente.

Ele também disse que nunca recebeu ofício avisando à Polícia Militar que vai ter um evento, um pagode e seria bom que isto acontecesse: “Temos que trabalhar em conjunto. E seria importante mais fiscalização durante todo o ano em outros momentos porque quando chegasse o Carnaval já seria mais fácil.”

Perturbação do sossego

É comum quando as pessoas estão se divertindo em festas esquecerem de quem não está na festa e mora perto. Tenente Amilton contou que a PM é acionada mesmo durante o dia. “ É o som alto, a urina que pessoas fazem pelas calçadas, brigas e que quem mora perto de bares é incomodado. Teve uma sexta-feira que o 190 ficou ocupado até às 4 da manhã sobre a Teófilo Tostes e temos que trabalhar”, contou.

Ele explicou que a PM não tem como fazer policiamento em todos os eventos porque tem vários pequenos, mas as pessoas precisam se divertir sem perturbar o sossego dos outros e fez um pedido para os donos destas festas: “Peço que façam o evento de forma organizada e comuniquem à Polícia Militar. Tudo isto envolve a PM, a Polícia Civil, o Ministério Público e a Prefeitura.” 

A vereadora Ana Paula Destro defendeu que a lei precisa ser igual para todos e afirmou que há bares que são notificados pela Prefeitura sobre os sons altos e outros não.

Cavalgadas e os maus-tratos aos animais

Tenente Amilton alertou que as cavalgadas costumam dar muito trabalho porque não são pessoas que vão a um evento e quando termina vão para casa. “Normalmente eles continuam bebendo, acabam dando problemas e o que nos preocupa são os maus-tratos com os animais. Deixam o cavalo no sol, sem alimento e quem tem animal tem que se preocupar com este cuidado a mais. Fizemos uma reunião com eles e falamos que vamos agir na questão de maus-tratos como crime.”

Ele explicou que a Polícia Ambiental autua somente em caso de maus-tratos de animais silvestres e não os domésticos. A Polícia Militar não pode agir em cima de lei municipal, isto cabe ao setor competente da Prefeitura. A Câmara de Manhumirim aprovou uma lei de autoria do vereador Jésus Aguiar contra maus-tratos aos animais.

O vereador Jésus Aguiar agradeceu a presença do tenente na sessão da Câmara para dar estas explicações sobre os animais: “Hoje as pessoas estão começando a compreender que os animais também são criações de Deus e precisam ser respeitados, mas ainda tem os inconsequentes que bebem, maltratam os animais e até colocam em risco a vida dos pedestres, no caso dos donos de cavalos”, disse o vereador.

A vereadora Ana Paula Destro disse que as pessoas não podem maltratar os animais, mas é preciso falar sobre os cachorros que estão pelas ruas em grupos e atacam quem passa de moto ou a pé: “Uma pessoa foi atacada perto do hospital e foi mordida nas costas”, contou. Amilton disse que este problema tem que ser tratado pelo poder público em parceria com outros segmentos e que a PM não pode fazer este trabalho. “Antigamente tínhamos até um caminhão para recolher cavalos pelas estradas, mas hoje não podemos mais, neste caso é o DER.”

Câmeras de vigilância pela cidade

O presidente Anderson Dedé deu as boas-vindas ao Tenente, elogiou o trabalho que ele tem feito e o vereador Mário Junior disse ser importante sua presença, porque a Casa estava há muito tempo sem receber representantes da PM.

Ele pediu ao Tenente que reforce o pedido das câmeras de segurança, segundo o vereador, parado no setor de convênios: “É preciso sensibilizar o Executivo sobre esta necessidade”, disse Mário Junior. O Tenente disse que as câmeras são de grande importância para o trabalho, mas câmeras de boa qualidade para captar até números de placas de carros.

Convênio entre o Município e a PM

O vereador Xandinho perguntou como está o convênio do Município com a PM. Amilton explicou que a obrigação de suprir o trabalho deles é do Estado, mas quem acaba fazendo o convênio é a Prefeitura, e como há a crise financeira, em 2018 os repasses de valores não foram feitos por falta de verbas, por isto a PM vai buscar um novo instrumento de contrato.

Assessoria de Imprensa da Câmara

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.