Portal Caparaó - Dia Mundial do Rim é comemorado em Manhuaçu
Geral

Dia Mundial do Rim é comemorado em Manhuaçu

16/03/2019 - Atualizado em 17/03/2019 11h48

MANHUAÇU (MG) - Em nova iniciativa social buscando promover o bem-estar da população, a partir da manutenção de uma vida saudável, a Clínica Renalclin comemorou o Dia Mundial do Rim em Manhuaçu. A programação deste ano teve início na noite de quarta-feira, 13/03, com solenidade especial no anfiteatro da Câmara Municipal, e prosseguiu com mobilização no centro da cidade, com orientações e aferição de pressão para a população, durante toda a manhã de quinta-feira.

O dia mundial do rim é comemorado no dia 14 de março, quando são realizadas ações em todo o mundo com o objetivo de divulgar as informações relacionadas à prevenção das doenças renais.

A sociedade brasileira de nefrologia coordena esse evento, e, ao longo dos anos, essa campanha tem se intensificado, ampliando cada vez mais seu alcance, levando à população informações sobre prevenção e a importância do diagnóstico precoce da doença renal crônica.

O tema deste ano foi ‘saúde dos rins para todos’.

Na solenidade realizada no anfiteatro Vereador Camillo Felipe Nacif, houve expressiva presença do público e de estudantes, especialmente da área de saúde. Após os pronunciamentos, foram ministradas sete palestras, por profissionais do setor.

Presentes à Mesa Diretora, a Diretora Administrativa da Clínica Renalclin, Senhora Maria Stael Silva Nogueira; Coordenador Clínico, Dr. Rubens Valadão Abi-Ackel; Responsável Técnico, Enfermeiro João Paulo Pedra Lacerda, e o Administrador, Vanderson Alves Ferreira. O Diretor Clínico, Dr. Eli Nogueira da Silva, e o Vereador Administrador Rodrigo, justificaram a ausência.

Ainda na abertura oficial, a Diretora da Renalclin, Maria Stael Silva Nogueira, procedeu com a leitura de mensagem especial e de breve histórico sobre o importante papel desempenhado pela clínica junto à Saúde da população regional, nas últimas décadas.

Após seu pronunciamento, Maria Stael foi surpreendida com homenagens prestada pela Associação dos Doentes Renais Crônicos de Manhuaçu, representada pelo Presidente Locutor Luiz Antônio, e pela equipe Renalclin, representada pela Assistente Social Paula.

As palestras evidenciaram os seguintes temas: ‘Campanha Dia Mundial do Rim’ (Enfermeiro Vicente Paulo Rodrigues), ‘Prevenção e diagnóstico da doença renal crônica’ (Dr. Rubens Valadão Abi-Ackel), ‘Transplante renal’ (Dra. Márcia Mendes Dias), ‘Ação do Serviço Social na nefrologia (Assistente Social Ivonete Paula Loiola); ‘Ação do serviço nutricional na nefrologia (Karina Cerqueira De Carvalho Garcia); ‘Atuação da Enfermagem na prevenção da doença renal crônica (João Paulo Pedra Lacerda), e ‘Água em hemodiálise’ (Carla De Araújo Gonçalves).

No dia seguinte, as atividades começaram de manhã, com stand no coreto da Praça Cordovil Pinto Coelho, no centro. Entre 8h e 15h, a população teve acesso às orientações sobre a preservação da saúde dos rins e aferições de pressão, entre outros serviços.

Thomaz Júnior

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.