Portal Caparaó - Manhumirim realiza com sucesso a Noite dos Cafés Especiais
Agronégocios

Manhumirim realiza com sucesso a Noite dos Cafés Especiais

21/03/2019

MANHUMIRIM (MG) - A Secretaria de Indústria e Comércio da Prefeitura de Manhumirim promoveu no dia 15 de março um evento de valorização da cafeicultura: a Noite dos Cafés Especiais. A ação foi na praça Padre Júlio Maria, no espaço do Mercado Coisas da Terra.

Segundo o Secretário de Indústria e Comércio, Eleci Teles, o evento teve o objetivo de incentivar a cultura cafeeira, dando valor aos cafés especiais produzidos em Manhumirim e na região “Acredito que atingimos o objetivo. O evento serviu para incentivar e atrair consumidores e divulgar esses cafés que estão se destacando em sabor e aroma. Os cafés especiais possuem maior valor agregado devido a todo o processo de colheita que é totalmente selecionado e colhido manualmente, no processo artesanal”.

Vários produtores estiveram expondo suas marcas e histórias de cafés especiais. A idéia é fazer o evento mais vezes ao longo do ano. “Trouxe turistas, pessoas de outras cidades e gerou um intercâmbio interessante. Mostrou que temos cafés de qualidade produzidos em Manhumirim e que precisam dessa vitrine”, destacou o secretário.

O presidente da Associação Comercial de Manhumirim, Pedro Oscar Benfica, também elogiou a iniciativa. “É um evento interessante para o setor cafeeiro, mas também para a economia em geral. Faz uma diferença também para o turismo, criando um atrativo a mais para o mercado Coisas da Terra e para a nossa cidade”.

O cafeicultor Ari de Oliveira é um dos pioneiros no município de Manhumirim no trabalho com cafés especiais. Ele levou sua marca - Minas Speciale - que é uma seleção de café com notas 85 acima.

“Esse evento é muito importante, pois esse mundo do café especial ainda é muito recente. Um encontro como esse vem mostrar para o nosso povo o que é um café de qualidade. De modo geral, o brasileiro toma café de péssima qualidade. Muitos cafés de supermercado são formados por muitas misturas e até impureza. A maioria não conhece um café especial, com qualidade superior. Quando você trabalha com um café especial, você está lidando diretamente com o produtor, com aquilo que é feito com todo carinho com a família. É um café artesanal. E o nosso café, além de tudo isso, tem o selo de origem das Matas de Minas que atesta a qualidade dele. É um café único”.

O representante da Emater, Rodrigo, considera que a Noite dos Cafés Especiais integra um conjunto de trabalhos feitos com os produtores, como a participação dos cafeicultores na Feira do Comércio e o Concurso Municipal de Qualidade de Café. “É uma satisfação enorme ver esse evento em Manhumirim. A Emater acompanha todo o tempo e aqui vemos o resultado do trabalho do dia a dia do produtor.  Nós trabalhamos com esse apoio para que consigam produtividade e qualidade para o seu produto. Esse evento veio premiar isso tudo”.

Carlos Henrique Cruz / Com informações de Valdir Vieira

O Portal Caparaó não se responsabiliza por qualquer comentário expresso no site ou através de qualquer outro meio, produzido através de redes sociais ou mensagens. O Portal Caparaó se reserva o direito de eliminar os comentários que considere inadequados ou ofensivos, provenientes de fontes distintas. As opiniões são de responsabilidade de seus autores.